Após nove meses carregando seu bebê na barriga, ele nasceu! E tão rápido já cresceu, meses se passaram e é hora de voltar ao trabalho. O retorno é o momento que toda mãe deseja que demore a chegar, já que não querem deixar seus filhos, ainda tão pequenos.
Outras questões podem ainda envolver ao volta ao trabalho, como o medo de não conseguir retomar a carreira da onde parou.
Dicas para voltar ao trabalho e continuar sendo uma mãe presente
A mulher deve ter em mente que é perfeitamente possível conciliar o papel de mãe e o de uma profissional bem-sucedida. O primeiro passo para conseguir voltar ao trabalho é planejamento.
Muitas mulheres ficam receosas, mas se deixam o trabalho tornam-se frustradas, já que na maioria das vezes amam suas atividades profissionais.
Antes de voltar ao trabalho, é preciso tomar importantes decisões, como sob os cuidados de quem seu bebê vai ficar, de uma babá, da avó ou da escola. Conheça Também escolinhas, babás, procure referências.
A mulher deve verificar se sua empresa oferece horários mais flexíveis para mães de filhos pequenos, e se possível, conversar a respeito. É necessário ainda se policiar para não trabalhar demais e chegar tarde em casa.
Leia também: Como escolher a creche ideal para o bebê
O papel do pai
O pai do bebê deve ter papel ativo na criação do pequeno. A mãe, que terá de conciliar diversas atividades, deverá contar com ele para ajudar a dar banho, alimentar, colocar para dormir. Se os dois trabalharem em horários opostos, é possível que o pai fique com o bebê ao invés de contratar uma babá ou deixar com a avó.
Se a opção for a escola
Caso os pais optem por deixar os bebês em uma escolinha, é importante escolher com cuidado. Procure saber a formação dos professores, a quantidade de alunos por sala, a estrutura físicas da escola, como funciona a segurança e como eles tratam e ensinam os pequenos.