Caso haja algum imprevisto e, por algum motivo, o bebê não as tome ainda dentro do hospital, assim que sair de lá, deve ser encaminhado ao posto de saúde mais próximo e ser vacinado. As primeiras vacinas, dadas ainda nos primeiros dias, imunizam o bebê contra tuberculose e recebem a primeira dose da vacina contra hepatite B.
As vacinas são oferecidas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, normalmente, apresentam poucos efeitos colaterais. Febre é um sintoma comum nas primeiras doses, o tratamento é feito com antitérmicos na grande maioria dos casos. O pediatra vai te dar algum tipo de orientação sobre esse assunto. Em alguns casos, as mães são aconselhadas, inclusive, a dar um remédio que sirva para dor e para febre meia hora antes da vacinação da criança.
Medicamentos: Em caso de dúvida, entre em contato com o pediatra antes de medicar seu filho.
Veja ainda: Seu bebê já fez o teste da orelhinha?
Vacinas para recém nascidos
A BCG é dada em dose única para combater as formas mais graves de tuberculose. Ela é aplicada gratuitamente nos postos de saúde e maternidades públicas. É indicada a ministração da dose ainda no primeiro mês de vida. A aplicação deve ser feita no braço direito (aplicação intradérmica). A ferida que se forma é normal e deve inflamar, caso contrário, será necessária uma nova aplicação. No local ficará uma cicatriz. Em caso de lesão mais significativa, procure o pediatra.
Veja ainda: Teste do Pezinho: saiba tudo a respeito
A vacina contra hepatite B é dada nos primeiros dias e é a primeira de três doses. Ela é dada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida da criança, na maternidade ou logo depois da alta. Ela é aplicada gratuitamente em maternidades públicas e postos de saúde. Se a mãe for portadora do vírus da hepatite B, ela deve ser aplicada logo depois do nascimento. A aplicação é feita no músculo lateral da coxa (intramuscular).