A vacina BCG é uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido, segundo o calendário nacional de vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
É administrada na criança sob a forma de uma injeção, feita por uma pequena agulha no braço direito do bebê (intradérmica).
O que é vacina BCG?
A BCG é conhecida pela pequena cicatriz que fica no braço, inclusive na vida adulta. A vacina é feita a partir da bactéria atenuada do bacilo de Calmette-Guérin,origem do nome BCG.
Para que serve a vacina BCG
A vacina BCG é utilizada desde 1921 para proteger contra a tuberculose miliar, que é uma forma grave da tuberculose capaz de afetar outros órgãos além do pulmão e também contra a meningite tuberculosa, que se trata de uma complicação da infecção tuberculosa.
Quando tomar?
A vacina BCG é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a ser aplicada em dose única nos recém nascidos, logo nos primeiros dias de vida (entre 4 e 10 dias). Segundo orientações da SBP, uma segunda dose da vacina é recomendada quando, após seis meses da primeira dose, o médico não observar cicatriz no local da aplicação. Isto indica que o sistema imunológico do bebê não correspondeu à vacina.
Essa vacina da febre?
Normalmente a reação da vacina BCG não costuma ser acompanhada de febre ou mal estar no recém-nascido. A reação da vacina é apenas no local da aplicação.
A vacina BCG inflama e deixa cicatriz?
No local da injeção, forma-se uma bolha que depois estoura e pode liberar uma secreção branca e sem odor. Entre os três e seis meses de vida do bebê, o local da vacina pode apresentar sinais de inflamação, tornando-se avermelhado ou ressurgindo um pequeno nódulo que regride em poucos dias.
Trata-se de uma reação esperada da vacina, indicando que não houve falha vacinal. É importante nunca espremer ou tentar estourar o nódulo. A orientação é lavar bem o local no banho com água e sabão.
Tudo sobre reações da BCG em recém nascidos
Caso observar que o bebê apresenta uma vermelhidão muito intensa no local de aplicação da vacina, ou ainda algum inchaço nas axilas ou no pescoço (conhecido como íngua), deve-se procurar o médico.
A BCG é contra-indicada em recém-nascidos com peso inferior a 2 kg, e também quando houver ocorrência de doenças de pele tanto no local da vacina ou como generalizada. Quando as crianças que apresentam imunodeficiência congênita, a vacina na BCG é desaconselhada.
Segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, comunicantes domiciliares de hanseníase – independente da forma clínica – recomendam-se a aplicação de uma segunda dose da BCG, com intervalo mínimo de seis meses após a primeira dose. Em recém-nascidos filhos de mãe que utilizaram imunossupressores durante a gestação, pode estar indicado o adiamento da vacinação para uma idade posterior.
Preço da vacina
Como a vacina BCG é uma das primeiras vacinas, a aplicação já é oferecida nas maternidades. Nas maternidades e clínicas particulares é administrada com um custo médio de R$ 80,00. Entretanto, é possível vacinar o bebê em um posto de saúde gratuitamente e preferencialmente nas duas primeiras semanas de vida.