O uso do Utrogestan na gravidez é recomendado em casos onde há o risco de perder o bebê na gestação.
O Utrogestan apresenta as versões oral e vaginal, cujo uso é indicado pelo médico. A dose também é determinada pelo profissional que indicou o medicamento, de acordo com a necessidade da paciente.
Entenda como esse medicamento age e como utilizá-lo.
Para que serve Utrogestan?
O Utrogestan consiste em um medicamento usado pelas mulheres para suplementar a quantidade do hormônio progesterona quando o organismo não produz em quantidade ideal nos ovários.
A progesterona consiste em um hormônio que possui um papel fundamental na gravidez, preparando o útero para armazenar o óvulo que foi fecundado, além de inibir a musculatura do útero e agir no desenvolvimento das mamas para a produção de leite, entre outros.
Quando a dosagem desse hormônio não é ideal (ou seja, quando está abaixo de 5 mg) pode acabar expulsando o óvulo do útero ou até mesmo o feto em formação.
A dosagem baixa da progesterona pode ter como causa uma dieta desregulada, alto nível de estresse e também o uso de medicamentos e outras substâncias químicas.
Quando isso acontece, o Utrogestan ou outros medicamentos semelhantes podem ser indicadas pelos médicos para evitar a ocorrência de um aborto involuntário nos primeiros meses da gestação.
Até quando usar Utrogestan na gravidez?
O uso do Utrogestan na gravidez geralmente é indicado para o primeiro trimestre inteiro da gestação, por causa da insuficiência do corpo lúteo. Quando a dosagem hormonal está de acordo com a média, o uso desse medicamento precisa ser avaliado pelo médico.
Por esse motivo, a automedicação não deve ser feita, pois é preciso realizar exames para verificar a dosagem necessária.
Utrogestan na gravidez
A melhor maneira de tomar o Utrogestan na gravidez via oral é engolir a cápsula de estômago vazio, junto a um copo de água. O momento do dia recomendado para tomar é antes de ir para a cama dormir.
Se o uso indicado for o vaginal, introduza a cápsula no fundo da vagina, seguindo sempre a dose recomendada pelo médico.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais pelo uso do Utrogestan incluem dores de cabeça. Inchaço, irritabilidade, sonolência, acne, manchas escurecidas na pele, alteração no período menstrual, coceira e mudança no peso.
Utrogestan engorda?
Entre os efeitos colaterais listados na bula do Utrogestan está indicado que ele pode causar alteração no peso, pois é possível que provoque uma mudança no apetite, ou seja, pode aumentar ou diminuir a sensação de fome.
Por esse motivo, o uso desse medicamento pode sim engordar, mas também pode emagrecer, o que depende do organismo de cada mulher. Porém, não há como afirmar que ele realmente engorda.
O ideal é conversar com o médico sobre essa possibilidade e também sobre o que fazer para reverter essa situação.
Utrogestan: Preço médio
O preço do Utrogestan pode apresentar uma variação entre R$ 30,00 e R$ 50,00 e é encontrado nas farmácias de todo o Brasil.
utrogestan intravaginal pode usar aplicador e lubrificante?