Esta é uma dúvida frequente dentre os pais, que muitas vezes ficam preocupados ao verem que seus filhos estão crescendo e não conseguem abandonar de vez as fraldas. Este pode, no entanto, ser um período complicado para as crianças, e cheio de inseguranças.
Meu filho não consegue largar a fralda
É muito comum que as crianças comecem primeiro a fazer xixi sem a fralda. Porém, muitas chegam as três anos de idade sem conseguir usar somente o penico. Elas acabam fazendo as necessidades e se sujando caso fiquem sem a fralda.
Controlar o músculo que cuida da abertura do anus é muito mais difícil do que controlar o músculo que cuida da urina.
Fase de transição
O abandono das fraldas e uso do penico pode realmente demorar. Durante o período de transição muitos “incidentes” podem acontecer até que o pequeno aprenda e se acostume.
Este período pode ainda ser cercado de inseguranças. Sentar no penico pode ser difícil pelo medo de cair dentro dele, por exemplo.
Leia ainda: Cuidados com a moleira do bebê
Qual a idade
A partir dos dois anos e meio os pais devem começar a ensinar os pequenos sobre o uso de penico e vaso sanitário. É importante abordar isso como algo natural, que deve ser utilizado inevitavelmente por quem cresce.
Quando a criança começa a avisar que fez xixi na fralda, ela já está preparada para ser ensinada sobre o penico.
Os pais devem procurar a ajuda de um profissional caso os pequenos cheguem aos cinco anos de idade com dificuldades para ir ao banheiro sozinhos.
Papel dos pais
Os pais têm papel fundamental nesse processo, e devem fazer tudo de maneira tranquila, sem pressão ou pressa. Eles devem conversar, orientar, contar histórias e afastar os medos. Tudo deve ser tratado como algo muito natural.