As primeiras palavras do bebê são muito importantes para seus pais. Eles ficam aguardando ansiosamente para que aquelas sílabas mal pronunciadas logo se tornem palavras ditas com facilidade e clareza. E, é claro que o primeiro som que querem escutar dos pequenos é mamãe ou papai.
Mas, você sabe como de fato acontece o desenvolvimento da fala do bebê?
Como acontece o desenvolvimento da fala?
O desenvolvimento do bebê, no que se refere à linguagem começa muito antes do pequeno pronunciar suas pequenas palavras. Eles começam este processo prestando atenção em seus pais, e como utilizam as regras da linguagem para se comunicar.
Alguns especialistas defendem que todo o aprendizado começa ainda no útero, quando o bebê ouve os adultos conversando do lado externo, e vai distinguindo vozes e outros sons. Antes mesmo de nascer, ele já conhece as palavras e frases, bem como entonações.
Leia ainda: Importância do soninho da tarde do bebê
Desenvolvimento mês a mês
- Seis meses: aqui os bebês conseguem falar como se de fato estivessem conversando. Eles falam sozinhos e com seus brinquedos, muda o tom da voz e se vira para quem estiver falando. O início de algumas palavras começam a ser pronunciadas, como mama e papa.
- Sete meses: com essa idade o bebê já consegue compreender algumas palavras, como o “não”. Ele já consegue observar e se fixar em figuras de livros também.
- 8 meses: com oito meses muitas evoluções acontecem. O bebê já sabe quando é chamado pelo nome. Além disso ele tenta imitar o que os pais dizem, por isso é importante ter cuidado com o que se diz perto da criança – evite palavrões e brigas. Ele também já diz sílabas como ba, da, ca, que podem ou não ser precedidas de vogais.
- 9 meses: o bebê consegue responder quando chamado pelo nome. A maioria também fica fazendo sons e dizendo algumas sílabas repetidas, como dá dá. Ele também entende o “não” e para por alguns instantes o que estava fazendo quando repreendido.
- 10 meses a 12 meses: o bebê vai formando aqui seu vocabulário, e já dis mama e papa sabendo de seus significados. Sua compreensão aumenta, e ele entende tchau, palmas e palavras como aqui, ali, lá, para cima, para baixo.