A descoberta de que o bebê esperado pelo casal possui síndrome de Down deixa os pais cheios de dúvidas e incertezas. Afinal, o que é exatamente a síndrome de Down? Como ela pode ser diagnosticada? O bebê vai ter uma vida normal? Veja a resposta para esses e outros questionamentos:
A síndrome de Down
A síndrome de Down não é uma doença, ela é uma alteração genética decorrente de uma divisão celular “errada”. Os bebês com a síndrome possuem três cromossomos no par de número 21, ao invés de dois. O material genético “excedente” é o responsável por algumas características como rosto arredondado, olhos levemente caídos, mãos pequenas, língua protusa, aprendizagem mais lenta, dificuldades motoras e de fala etc.
Leia ainda: Com que idade o bebê pode ir à praia?
Diagnóstico
O diagnóstico feito ainda durante a gestação é importante para que os pais possam se preparar para a chegada do bebê com síndrome de Down, se informando muito sobre o assunto. O diagnóstico durante a gestação é feito por ultrassom morfológico, que avalia a translucência nucal, ou por exames de amniocentese e de vilo corial.
Após o nascimento do bebê a confirmação do diagnóstico é feita pela análise cromossômica (exame do cariótipo).
Os cuidados com a gestação
A gestação de um bebê com síndrome de Down exige os mesmos cuidados que qualquer outra gestação. A mulher precisa fazer seu acompanhamento pré-natal, ter uma alimentação saudável e equilibrada, beber bastante líquido, fazer exercícios leves, repousar, dentre tantos outros. A única preocupação a mais é falar com seu médico sobre as maiores chances de bebês com síndrome de Down terem problemas cardíacos. O profissional poderá solicitar exames específicos para verificar se está tudo bem e para possibilitar melhor programação do parto.
Eu Não Sei Se O Meu bebe E ESPECIAL.
As pessoas na rua comentam mas nenhum médico disse nada sobre o assunto
Como eu posso saber. Posso ti enviar uma foto?