Os pais podem sim ajudar seus bebês a desenvolverem a fala mais rapidamente. Eles não só podem como são peça fundamental: é que pequenas atitudes no dia a dia fazem toda a diferença no processo de aprendizado das palavras. Se você não vê a hora que seu bebê pronuncie suas primeiras sílabas, veja algumas dicas e as coloque em prática:
Converse com seu bebê
Os pais devem, desde os primeiros meses, conversar com seus bebês. Mais do que isso, devem falar sobre tudo o que o rodeia. Por exemplo, durante um passeio no parque, os pais devem nomear tudo: as árvores, a grama, os pássaros, as pessoas. Quando forem dar banho no pequeno, narrar cada etapa: primeiro lavar os cabelos, depois as perninhas, os braços etc. Ao falar o nome dos objetos, aponte sempre que possível para melhorar a associação.
Leia ainda: Qual a melhor época para engravidar?
Expressão e sentimento
Os pais devem também sempre colocar expressão e sentimento nas falas por meio da entonação. Assim, o bebê será capaz de compreender melhor as situações e as emoções.
Deixe seu bebê se expressar
Não basta falar com seu filho, é preciso deixar que ele se expresse. Fique um tempo em silêncio, pergunte o que ele deseja. Mesmo que ele ainda não consiga falar, vai se expressar de outras maneiras, como por meio de expressão corporal.
Músicas e leituras
Cante para o seu bebê. A música e o ritmo ajudam no processo da fala e fazem com que ele adquira vocabulário. O refrão das canções, quando trazem rimas e repetições, chamam a atenção dos pequeninos, fazendo com que queiram se mexer e também cantar junto.
Existe outra maneira de promover o estímulo à linguagem: leia para o seu bebê. Pegue livros ou invente histórias.