A toxoplasmose é uma doença grave que pode atingir a gestante. Felizmente é uma das poucas que permite que o tratamento seja realizado durante a espera pelo bebê.
A toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário. Ela pode ser adquirida pela ingestão de carnes contaminadas e mal passadas, alimentos como verduras e legumes contaminados, contato com fezes de gatos.
Leia ainda: Como limpar o ouvido do bebê
A contaminação do bebê
A transmissão da toxoplasmose da mãe para seu bebê ocorre via placentária e os efeitos para o feto dependem da idade gestacional. Quando o bebê é infectado ainda durante os primeiros meses de gravidez, maiores os riscos. Alguns deles são aborto, bebê natimorto, hidrocefalia, problemas de visão. Em outros casos o bebê pode nascer sem nenhum problema aparente mas desenvolve-los ao longo da infância.
Sintomas
Os sintomas da toxoplasmose podem ser confundidos com os sintomas da gripe, o que torna o diagnóstico por meio do exame de sangue ainda mais importante. São eles febre, coriza, dor de cabeça, cansaço, dores musculares. Porém, cerca de 90% dos pacientes não apresenta qualquer sintoma.
O diagnóstico da toxoplasmose
A toxoplasmose pode ser facilmente diagnosticada durante a gestação. O exame capaz de fazer isso faz parte da lista de exames solicitados pelos médicos a todas as gravidas durante a realização dos exames pré-natal, juntamente com a rubéola, o citomegalovírus e a herpes.
Tratamento
O tratamento utilizado também depende da idade gestacional, por isso é importante que o diagnóstico seja precoce.
Como prevenir?
De qualquer forma, a prevenção é fundamental. As gestantes devem lavar bem os alimentos que vai consumir crus, como as frutas e os legumes; não comer carnes mal cozidas; lavar bem as mãos após o contato com carnes cruas; se você tiver um gato, lave as mãos depois de tocá-lo e peça para alguém fazer a limpeza de suas fezes; ao mexer no jardim, utilize luvas para evitar contato com as fezes do animal.