A partir do 2º ou 3º mês de vida as crianças salivam em grande quantidade. Como os nenéns não têm a habilidade de travar a saliva nesta época, ela acaba deixando o rosto do bebê com a conhecida baba.
Quando os bebês começam a salivar?
Como isto se produz uma grande umidade, principalmente no perímetro dos lábios, a zona do queixo também pode ficar irritada, já que é uma área delicada e isso se agrava se associado ao roçar contínuo da chupeta ou com o contato de comida, podendo surgir bactérias.
Sugere-se manter esta parte do rostinho bem seca, usando toalhinhas de algodão para limpar a criança.
Qual o motivo de tanta baba?
Na maioria das vezes a causa da baba em abundância é devido ao nascimento dos dentes, mas, pode também ser por conta de imaturidade neuromuscular. Nesta segunda hipótese, a baba excessiva ocorre por volta dos 2 meses de vida, pois nesta fase o bebê não possui uma coordenação neuromuscular completa e assim não consegue controlar a baba suficientemente para engolir a saliva, que é bem intensa nesta etapa.
Também há outras situações envolvidas, onde a criança pode estar com aftas, resfriados, infecções na boca ou garganta e até mesmo refluxo gastroesofágico. A orientação de um pediatra é sempre para confirmar se realmente a baba de seu filho está dentro da normalidade.
O que fazer nas horas de intensa salivação?
Por ser uma situação um tanto incômoda, tanto para a criança quanto para os pais, há a necessidade apenas de se ter mais paciência nesta fase. Babadores podem servir muito, já que absorverão a umidade.
Os melhores babadores tem fundo plastificado – protegem mais, você também pode usar toalhinhas de boca. Troque-as com frequência.
Uma última sugestão: estimule a criança com mordedores específicos para a idade, pois eles ajudam na diminuição da saliva. Mas tome muito cuidado! É recomendado estar por perto quando seu filho estiver brincando com os mordedores, para evitar sufocamento.
Caso seu baby esteja salivando em demasia, apenas tome os devidos cuidados e caso esteja muito preocupada fale com o pediatra.
Leia também: Posso lavar o cabelo do bebê todo dia?
Curta bastante esta fase junto ao seu filho, pois logo em breve ele crescerá e toda essa experiência da primeira fase passará.