As tiaras para bebê estão super na moda e são cada vez mais usadas pelas mães que não abrem mão desse enfeite lindo na hora de deixar as suas filhas com um look especial.
Esse acessório pode ser colorido e divertido ou então com um aspecto mais formal, para ser usado de acordo com a ocasião.
Confeccionadas com diferentes tecidos e adornadas com materiais como pérolas, strass, laços e flores, as tiaras são versáteis e seu uso é feito tanto em passeios do dia adia como em eventos especiais, como batizados e aniversários.
Com tantas opções, é preciso ter cuidado para não exagerar nos detalhes. Por isso, temos dicas de como escolher a tiara ideal para a sua bebê ficar encantadora. Confira!
Tiaras para bebe recém-nascido
Além da beleza e charme que a peça traz para o modelito, usar tiaras para bebê recém-nascida é a forma mais rápida para que as pessoas identifiquem o gênero da criança. Afinal, esse enfeite é um dos primeiros acessórios femininos que a sua garotinha vai usar.
Esse produto artesanal é tão requisitado que acabou se transformando na forma de renda de muitas mulheres. Existe uma infinidade de tiaras que podem ser criadas, usando os mais variados tipos de tecidos e detalhes decorativos.
Em se tratando de acessórios para recém-nascidos, é importante que o material usado seja macio e flexível, para se adeque bem ao formato da cabeça e que não acabe incomodando ou até mesmo machucando o bebê.
O tamanho do complemento da tiara não deve ser muito grande, pois isso vai atrapalhar a visão da criança, não sendo indicados para bebês que ainda não completaram dois anos de idade.
Alguns dos materiais indicados na hora de confeccionar ou comprar uma tiara são:
Renda
A renda com elastano é um dos materiais mais usados pelas mães que desejam usar tiaras no bebê.
Isso se deve à delicadeza e toque suave da renda. As tiaras feitas com esse material trazem um estilo romântico e retrô, o que é completado com enfeites como coroas, lacinhos e flores. Elas podem ser combinadas até com vestidos de festas.
Fita
Outra alternativa perfeita para recém-nascidos são as tiaras de fitas, que podem ser usadas para fazer artes de derreter o coração.
Elas são uma alternativa barata e podem ser usadas em qualquer ocasião. Para enfeitar podem ser usados strass, bijuterias ou qualquer outro produto de artesanato.
Feltro
O feltro também permite criar combinações de modelos que ficam incríveis. Apesar de se tratar de um pano simples, quando usado com criatividade e ousadia, é capaz de resultar em tiaras para bebês que vão encantar a todos.
Algumas tiaras apresentam um arquinho de plástico. Elas não são indicadas para bebês, especialmente quando são recém-nascidos.
O ideal é que esse tipo de tiara seja usado apenas por meninas maiores.
Como fazer tiaras para bebê passo a passo
As tiaras para bebês são fáceis de fazer e a maioria usa materiais fáceis de encontrar em qualquer loja de artesanato e que têm um baixo custo.
Por isso, se você pretende criar o seu próprio modelo, é só deixar a criatividade solta e criar os mais variados modelos.
O primeiro passo para fazer uma tiara para bebê é escolher os tecidos para confeccioná-las. O ideal é optar por tecidos que sejam leves para permitir que a pele do bebê respire.
Outra dica é dar preferência para tecidos que esticam, como no caso da malha.
Medidas da tiara
Para saber o comprimento da faixa que vai ser a base da tiara, você pode tirar o molde na cabecinha do bebê, pois assim ela vai se encaixar perfeitamente.
Também é possível tirar o molde de acordo com a idade da criança. Nesse caso, as medidas são as seguintes:
- Recém-nascido: 35 cm;
- Até 6 meses: 42 cm;
- Até 12 meses: 47 cm;
- Entre 2 a 3 anos: 50 cm.
Já a medida da largura da faixa deve ser de pelo menos um palmo. Além disso, será necessário também recortar uma tira de tecido para fazer o detalhe decorativo. Ela deve ter cerca de 5 x 25 cm.
Cores e estampas
As cores ou estampas da tiara vão depender do estilo que agrada a mãe. Algumas dicas são mostradas a seguir:
Rosa: essa é a cor preferida para acessórios de meninas. A tiara fica um verdadeiro encanto, transmitindo delicadeza e suavidade.
Seja rosa choque ou rosa suave, com certeza continua sendo a cor mais querida das mamães.
Azul: a cor azul não é uma cor apenas para os meninos, pois fica muito charmosa quando é usada pelas meninas.
É possível usar azul clarinho combinando com um tom mais forte para dar um belo contraste. Também fica uma graça quando é combinado com a cor rosa.
Amarelo: essa cor vibrante não tem erro, pois vai iluminar o rostinho da bebê e dar um ar mais descontraído para o acessório.
Vermelho: a cor vermelha faz com que a tiara fique bem chique e deixa as meninas lindas e em destaque.
Xadrez: o xadrez é uma estampa descontraída e que é perfeita para ser usada no dia a dia. Ele pode ser usado para fazer a faixa da tiara ou então para compor o laço.
Bolinhas: para dar um ar vintage para as tiaras, as bolinhas são perfeitas. Além do clássico branco com bolinhas pretas, outras combinações também vão encantar.
Listras: outra opção de estampa que não sai de moda são as listras, que ficam muito fofas quando usadas nas faixas ou adereços do acessório. A dica é preferir cores vibrantes e animadas.
Materiais
- Tecido;
- Tesoura;
- Agulha e linha;
- Fita métrica.
Passo a passo
- Para começar, pegue a faixa de tecido que foi recortada com a medida da cabecinha do bebê e costure na lateral, no sentido do comprimento. É importante lembrar que o tecido deve ser costurado do lado do avesso e depois a peça é virada do lado direito.
- Em seguida, use a outra tira de tecido de 5 x 25 cm para fazer o detalhe, que no caso será uma florzinha. A tira deve ser alinhavada fazendo pontos longos, com distância de 1 cm das bordas.
- Depois de alinhavar, puxe como se fosse um fuxico e molde a flor. A flor de tecido deve ser costurada na tiara e está pronta para usar.
Gostou do passo a passo completo? A seguir você poderá aprender a fazer outra faixa de cabelo para bebê. Veja!
Modelos de tiara de crochê
O crochê, além de ser um material muito fofo e que fica lindo para usar nas tiaras de bebê, é uma tendência que nunca sai de moda.
Outro ponto positivo é que faz com que o acessório fique bem confortável e versátil, combinando com qualquer estilo de roupa.
Com um mesmo modelo de tiara de crochê é possível criar uma grande variedade de estilos. Para isso, basta mudar a cor, o tipo de linha usado e também os enfeites, como laços, miçangas, flores e borboletas.
Tiara de pérola
As tiaras que usam pérolas como enfeite são o maior sucesso, pois dão um charme todo especial e transbordam delicadeza. Esse look é perfeito para usar em ocasiões mais formais, como festas e casamentos.
Isso sem falar que também fica uma graça nas sessões de fotos e para serem usadas por daminhas de honra.
As pérolas podem ser usadas em toda a volta da faixa da tiara ou então nos detalhes do laço ou flor. A mistura de pérola com faixa de cetim deixa o enfeite de cabelo ainda mais perfeito.
Um detalhe que deve ser considerado é o tamanho das pérolas, pois há desde pequenas a tamanhos maiores. Em relação às grandes, deve-se tomar o cuidado para que não prejudiquem o conforto do bebê. Uma dica é optar por tiaras que usam meia-pérolas.
Opções de tiaras de meia de seda para bebê
Usar meias de seda para fazer a tiara do bebê é uma ótima ideia, pois esse material é bem macio e delicado.
A meia é usada para fazer a faixa da tiara e depois é só escolher o tipo de enfeite que ela vai ter. Para enfeitar, podem ser usados os materiais:
Rendas: esse enfeite é bem delicado e por isso combina muito bem com a meia de seda. As flores também podem acompanhar as rendas e devem ser pequenas e charmosas para compor melhor a decoração.
Strass: para que a tiara faça a bebê brilhar, usar strass é uma ótima ideia. Isso faz com que a peça seja perfeita para usar em eventos à noite. O ideal é colar diversos strass ao redor de toda a faixa da tiara.
Laços: os laços são muito usados nas tiaras de meia e podem ser pequenos e delicados ou então maiores e mais extravagantes, com brilhos e pérolas.
Flores: flores nunca saem de moda e ficam bem em qualquer adereço feminino. Elas podem ser grandes e feitas de cetim ou então várias flores pequenas podem formar um buquê.
Borboletas: esse enfeite é lindo e deixa a tiara mais divertida. O material usado para fazer a borboleta pode ser a própria meia de seda ou então outro tipo de tecido delicado para combinar com a suavidade da seda.
Tiaras para bebê para batizado
A tiara é um acessório que não pode faltar em nenhuma celebração, principalmente quando se trata do batizado da criança.
Porém, é importante tomar alguns cuidados, como usar uma tiara que fique posicionada mais próxima à testa da bebê. Isso porque, como a cabeça será molhada, o ideal é evitar que o enfeite acabe atrapalhando nesse momento.
Em geral, opta-se pela cor branca da tiara, já que é a cor do vestido usado no batismo também é branco. Porém, outras cores também podem ser usadas, desde que não sejam muito chamativas.
Para as mães que querem variar na cor do acessório no batismo da filha, o recomendado é usar cores suaves e em tons pasteis, como amarelo ou rosa clarinhos.
Um detalhe que muitas vezes não é levado em consideração é o tamanho do enfeite da tiara. Ele não deve ser exagerado, pois isso pode acabar até mesmo atrapalhando na hora das fotos, encobrindo o rostinho da criança.
Tiaras de luxo
As tiaras de luxo são caracterizadas por detalhes e materiais de alta qualidade. Elas devem ser fabricadas usando tecidos de primeira e pedrarias mais caras.
Ideais para usar em ocasiões especiais, esse tipo de tiaras dão um charme todo especial para e vão deixar a criança parecida com uma princesinha.
Por isso, se há o desejo de investir em um modelo mais sofisticado, a tiara de luxo vale a pena, pois sem dúvida alguma vai trazer um resultado fantástico.
Sugestões de tiaras de Natal
A época do Natal é tão especial que pede um modelo de tiara especial também. A primeira dica é em relação às cores: vermelho não pode faltar e o verde e branco são ótimos complementos.
A tiara pode ser toda vermelha, com laços ou flores da mesma tonalidade. Uma dica é tranças duas tiras de tecido, um na cor verde e outro vermelho, deixando o acessório da cor clássica natalina.
Para quem não quer que a filha deixe de brilhar na festa, o recomendado é acrescentar strass ou pérolas para que a peça lembre uma bela guirlanda.
Para as mães que desejam dar um ar mais infantil e divertido, uma boa ideia é recortar um Papai Noel em feltro e colocar na faixa da tiara.
Para as mães mais arrojadas, tiaras com enfeites de orelhinhas ou chifrinhos de renas é uma opção bem inusitada.
Para finalizar, é importante prestar atenção para que a tiara não fique apertada, pois isso pode prejudicar o sono do bebê e até mesmo provocar refluxo. Por isso, observe se ela não marca a cabeça da criança quando é retirada.
Também é preciso evitar acidentes perigosos e estar atenta para que a faixa não tenha peças que possam ser removidas e engolidas.
Com esses cuidados, não há motivos para deixar de enfeitar a sua filha e deixá-la ainda mais linda usando tiaras para bebê. Basta priorizar a segurança, conforto e comodidade da pequena e então escolher o modelo mais encantador.
Referências
comofazeremcasa.net/passo-a-passo-de-como-fazer-tiara-para-bebe
crochefacil.com.br/tiara-de-croche-com-borboletas-aprenda-como-fazer
aminhafestinha.com/60-tiaras-para-bebes-fotos-modelos-lindos
trocandofraldas.com.br/faixa-na-cabeca-do-bebe
revistaartesanato.com.br/tiaras-para-bebe
reedecore.com.br/como-fazer-tiaras