Você sabe como realizar um teste para saber se o parto está próximo? Muitas gestantes que já estão dentro do período previsto para dar a luz sentem ansiedade a respeito. Portanto, entenda se é possível verificar de alguma maneira se o evento vai ocorrer em breve.
Confira ainda: Posição fetal durante a gestação
Existe teste para saber se o parto está próximo?
Especialmente as mães de primeira viagem podem ter dúvidas sobre quais sinais o corpo emite para indicar que a gestação está terminando. De certa forma, identificar o processo de dilatação é o principal teste para saber se o parto está próximo.
O processo de dilatação consiste na abertura do colo do útero, a partir das contrações. Esse colo geralmente apertado e fechado pode se abrir em até 10 centímetros. É comum que algumas mulheres apresentem dilatação de um ou mais centímetros antes do início real do trabalho do parto.
A verificação da dilatação só é indicada quando já estão ocorrendo contrações rítmicas ou sangramentos e perda de líquido. Sem a apresentação dos sintomas, o exame é desnecessário, porque pode gerar rompimento de membranas e aumentar a ansiedade da mãe.
O principal método de verificação da dilatação de uma gestante é o toque vaginal. Ele deve ser realizado por um médico obstetra ou enfermeira obstétrica acostumado a realizar esse tipo de exame. Contudo, há outros sinais que podem ser indícios de dilatação.
Leia mais: Contrações e como acelerar o trabalho de parto
Tampão mucoso
A mulher pode ou não apresentar algum tipo de secreção com sangue no início do trabalho de parto. É possível que essa mistura de sangue e muco venha em grandes quantidades, durante as contrações, quando a mulher já superou os 6 cm de dilatação.
Veja também: Quanto tempo demora para cicatrizar a cesárea por dentro?
Linha púrpura
Uma pesquisa realizada e publicada pela renomada revista de medicina Lancet mostrou que uma linha roxa se torna “aparente” entre as nádegas, indicando que a dilatação cervical está em curso.
Essa linha começa na margem anal no início do trabalho de parto e se ergue como uma espécie de “termômetro de mercúrio”, até atingir o topo. Isso indica que a mulher está em dilatação total.
Segundo os autores do estudo, isso ocorre por conta do aumento da pressão intrapélvica, que acaba por provocar um congestionamento nas veias que ficam ao redor do sacro. Por isso, essa linha de coloração roxa se torna aparente.
Sons de nascimento
Os sons que a mulher emite no trabalho de parto também podem ser úteis para detectar o progresso da dilatação. Na primeira fase do trabalho de parto, quando há pouca dilatação, há pouco ruído.
No entanto, conforme a dilatação vai avançando para 4 e 5 cm, a gestante passa a emitir ruídos. Eles se tornam mais altos à medida que a dilatação aumenta, até se tornar praticamente impossível falar de maneira organizada durante a contração.
Estado emocional da gestante
Os primeiros momentos da dilatação costumam causar uma sensação de felicidade e excitação nas futuras mães, porque ainda há pouca sensação e incômodo físico.
Até os 6 cm de dilatação, é totalmente possível que a mãe se movimente e se mantenha relaxada entre as contrações, podendo participar ativamente de conversas.
Contudo, conforme o trabalho de parto avança em dilatação (7 cm), a mãe tende a ficar mais irritada com conversas banais. Costuma ser nesse momento em que ela começa a entrar no seu próprio espaço de parto.
Na etapa de transição, a partir dos 7 cm de dilatação, a mãe pode se tornar incapaz de tomar decisões concretas ou assumir uma postura irracional. Essa inquietude pode ser um bom indicativo de que o trabalho de parto se encaminha para a reta final.
Importante mencionar que esse mapeamento emocional pode ser bastante diferente em cada mulher e também ser distorcido por outros fatores, como a posição do bebê ou o estado emocional prévio da gestante.
Quantos dias antes do parto o corpo dá sinal?
O período de pré parto tem início quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento. Isso pode ocorrer até 15 dias antes do parto propriamente dito.
Quais são os sinais de que o parto está para acontecer?
O principal sinal de teste para saber se o parto está próximo é o início das contrações uterinas. Especialmente se elas apresentam um ritmo regular.
No início, as contrações são como uma dor que vai e vem nas costas, com intervalos de 20 a 30 minutos. Com o passar do tempo, a dor se torna mais intensa e dura mais tempo.
Como saber se o parto vai ser normal ou cesárea?
De acordo com resolução vigente do Conselho Federal de Medicina, a mãe tem o direito de escolher qual será o tipo de parto durante a realização das consultas de pré-natal. É importante que o médico apresente os benefícios e riscos de cada um.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o parto normal seja a primeira opção das gestantes, por uma série de fatores. Essa modalidade de parto apresenta uma melhor recuperação para mãe e bebê no pós parto, é mais rápida e há menos riscos de contrair infecções.
Contudo, em muitas situações, justamente para evitar o risco de consequências negativas ao bebê, a cirurgia de cesárea é recomendada. Algumas situações que ocorrem no decorrer da gravidez também podem fazer com que a equipe médica opte por uma cesárea.
Como é uma cirurgia, a cesárea implica todos os cuidados e riscos desse tipo de procedimento. Assim, a recuperação é mais longa, pode levar até 4 semanas. No entanto, a gestante pode fazer a opção por esse tipo de parto por conta de fatores de ordem pessoal e não apenas recomendações médicas.