O teste para saber se a menstruação vai descer é uma forma que as mulheres usam para comprovar se a menstruação está ou não próxima de vir. Isso porque, apenas os sintomas corporais podem não ser suficientes para tirar essa dúvida.
Por isso, neste post fizemos algumas explicações a respeito da menstruação e seus sintomas, para que você saiba monitorar melhor seu ciclo. Leia até o final e confira tudo!
Confira também: Menstruação marrom é sinal de gravidez?
Teste para saber se a menstruação vai descer: mito ou verdade?
Algumas mulheres fazem em dias próximos ao da menstruação testes para saber se ela está realmente próxima. Alguns desses testes são realmente verdade e podem contribuir com o controle que a mulher tem em relação ao seu próprio ciclo menstrual.
No entanto, é importante mencionar que alguns cuidados são importantes antes de realizar qualquer procedimento desta natureza. As mãos precisam estar limpas e higienizadas e as unhas, de preferência, bem cortadas.
Nesse sentido, um teste bastante conhecido é o teste do cotonete. Por meio dele, a mulher introduz o cotonete no canal vaginal e verifica a tonalidade da secreção que sai na ponta.
Se a tonalidade for clarinha significa que a menstruação não está próxima, caso ela saia vermelha ou amarronzada entende-se o contrário.
Ressalte-se que as mulheres que desconfiam que podem estar grávidas não devem realizar o teste do cotonete, porque caso estejam, pode ser perigoso para o embrião.
Saiba mais: O que pode ser menstruação escura e com pouco fluxo?
Sinais de que a menstruação não vai descer
O teste do cotonete pode servir de parâmetro para saber se a menstruação não está por vir. Entretanto, as mulheres precisam ficar atentas ao seu próprio corpo e ao ciclo para analisar melhor a questão, uma vez que algumas causas podem provocar irregularidades no ciclo menstrual.
Algumas causas são sempre citadas nesse ponto, não apenas a gravidez, mas também estresse, má alimentação, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e síndrome do ovário policístico são algumas das situações que podem interferir e fazer com que o sangramento da menstruação não aconteça em alguns meses.
Veja ainda: Menstruação desregulada após parar anticoncepcional
Vale também destacar que a menstruação pode atrasar por até 15 dias e ainda assim isso ser considerado normal, pois questões físicas e emocionais podem atrasá-la.
Sintomas que a menstruação vai descer
Algumas mulheres conseguem identificar que a menstruação está próxima de descer a partir do aparecimento de alguns sintomas. Isso porque, é comum que sintomas pré-menstruais surjam, o que é conhecido popularmente como Tensão Pré-Menstrual ou TPM.
É importante destacar que os sintomas podem variar de mulher para mulher e ser mais ou menos abrangentes. Por assim ser, o principal sintoma relatado pelas mulheres são as cólicas, que são dores na parte inferior da barriga e que podem variar de intensidade conforme a proximidade da menstruação.
Sentir dores de cabeça também é muito comum. Nesse ponto, no entanto, é preciso destacar que cefaleias não são sintomas e que dores muito fortes precisam de maior investigação e cuidado médico.
Outros sintomas que podem ser mencionados são as mudanças de humor, que podem incluir irritabilidade e nervosismo, inchaços e sensibilidade nos seios e a retenção de líquidos no corpo.
Náuseas, diarréias, insônia, dor na lombar e acne também podem afetar algumas mulheres. Para amenizar esses sintomas a prática de exercícios físicos, o consumo de água e a diminuição do consumo de sal e gorduras podem ajudar.
Como saber que a menstruação está para vir?
É possível saber que a menstruação está próxima de vir por sentir esses sintomas nos dias anteriores a data provável do sangramento.
Além disso, principalmente para as mulheres que não têm sintomas claros, o teste do cotonete pode servir de grande auxílio para essa constatação.
Como saber se vou menstruar ou se estou grávida?
Alguns sintomas da TPM são parecidos com os sintomas de uma gravidez. Dessa forma, para diferenciá-los, é necessário que a mulher fique atenta aos sinais que seu corpo dá, observando seu ciclo menstrual para saber se ele está atrasado ou não.
Um dos principais pontos de diferenciação reside no fato de que os sintomas tendem a desaparecer quando a menstruação desce, mas persistem quando são motivados por gravidez. Cólicas, enjoos e emoções mais sensíveis são exemplos disso e, por isso, sintomas prolongados tendem a ser indicativos de gravidez.
Como é o corrimento que vem antes da menstruação?
O corpo feminino tem como uma de suas características o corrimento vaginal, que serve para proteção da vagina. Ele é uma reação normal quando é esbranquiçado ou transparente.
Sendo assim, antes da menstruação, o corrimento que acontece é branco e pastoso, sem mau cheiro, dor ou ardência ao urinar. Noutro giro, pode também ser um dos sintomas de infecções.
Por isso, quando diferente dessas características ou quando associado a qualquer outro sintoma pode indicar que algo não está certo, sendo recomendado a procura de um ginecologista.