A presença de algumas vitaminas no corpo da gestante é necessária para a boa formação do feto.
Ter uma alimentação saudável no período da gravidez contribui para que a gestante tenha os nutrientes que precisa nesta fase.
O uso de suplementos será necessário somente se a alimentação for insuficiente para alcançar os minerais que são indispensáveis durante a gravidez.
Para descobrir se existe falta ou excesso de minerais no organismo, deve-se entrar em contato com seu médico ou com um nutricionista.
Alguns nutrientes podem fazer mal à gestante. A vitamina A, por exemplo, deve ser evitada durante toda a gravidez, ela possui o efeito teratogênico, responsável por anormalidades no feto.
Leia também: Dicas para controlar o nervosismo na gravidez
Existem algumas vitaminas e minerais que são especialmente importantes, veja algumas delas:
Ácido fólico
O ácido fólico ajuda na prevenção dos defeitos congênitos, como a espinha bífida. Alimentos como o arroz integral, folhas verdes e cerais possuem grande quantidade de ácido fólico.
Vitamina D
Com grande quantidade de cálcio e fosfato, a vitamina D contribui para manter os ossos e os dentes saudáveis. A vitamina D se encontra em alimentos como o peixe, ovos e carne.
A luz solar também é uma grande fonte de vitamina D. O horário ideal para tomar sol é antes das 10 horas e depois das 16 horas.
Ferro
Para evitar a anemia, a gestante precisa ter ferro no organismo. O feijão, a carne magra e verduras evitarão que o corpo se sinta cansado durante a gestação.
Vitamina C
Para proteger e manter a células em boas condições, o consumo da vitamina C é indispensável. As frutas cítricas são as fontes principais de vitamina C.
Cálcio
O consumo do cálcio é eficaz para a formação dos ossos do feto, além de manter os ossos das gestantes forte e saudáveis. Peixe e leite são riquíssimos em cálcio. Frutas secas, amêndoas, agrião brócolis, e couve-flor também são ótimas fontes de cálcio para a gestante.