Sabia que o som do útero materno pode ajudar o bebê a dormir?
A alegria que o nascimento de um bebê traz para a família é imensurável, mas os primeiros dias do recém-nascido em casa também são para que os pais se adaptem a nova vida, conheçam o bebê e aprendam a integrar as necessidades do filho à rotina da casa.
Além da amamentação e troca de fraldas, uma das questões que mais preocupam os pais é com relação ao sono do bebê. É importante lembrar que, para o recém-nascido, o ambiente externo é um habitat totalmente novo, no qual ele ainda se adaptando e conhecendo aos poucos; por isso, é comum que os bebês sintam dificuldades para adormecer, além de outros fatores que também influenciam essa dificuldade, como as cólicas.
O ideal é fazer com que o bebê fique o mais calmo e relaxado possível e, para isso, os pais geralmente tentam a todo custo manter o silencio na casa, para criar um ambiente acolhedor.
Som do útero usado para acalmar o bebê
O corpo da gestante está em constante movimento, e os sons das batidas do coração da mãe, do fluxo sanguíneo e do estômago chegam ao útero, o que faz com que o bebê se acostume a ficar nesse meio e, mais importante que isso, sinta-se protegido e tranquilo junto de sua mãe.
Esses sons produzidos pelo corpo são chamados de white noise (barulho branco). Por isso, muitos pais têm utilizado aplicativos e aparelhos que reproduzem o som do útero, barulho que se assemelha ao som de um aspirador de pó ou liquidificador, porém mais baixo e constante.
Aparelho que reproduz som do útero
É possível encontrar para compra aparelhos que reproduzem o som do útero materno, como se fossem rádios para bebês. Além desses, algumas empresas já integram o som a outros produtos para bebês, como cadeiras, ninhos e até bonecas e bichinhos de pelúcia, que podem ficar com a criança dentro do berço. Além desses aparelhos exclusivos, são facilmente encontrados na internet aplicativos e vídeos que reproduzem o som, muitos gratuitos, para que sejam baixados em celulares, tablets e computadores.
Som do útero da mãe pode fazer mal?
Apesar da criança estar habituada aos sons do útero, é importante que os pais não coloquem os aparelhos muito próximos a criança e nem deixem o volume alto, pois, nesse caso, o som pode ser prejudicial para a audição do bebê, o que pode se tornar um problema irreversível no futuro. Esse recurso deve ser utilizado pontualmente, na hora de dormir ou quando o bebê estiver chorando ou agitado, mas desligado após ele se acalmar e adormecer.
Som do útero materno- vídeos
Existem uma série de vídeos onde pode ser encontrada a simulação do som do útero materno, alguns para baixar, outros que podem ser reproduzidos online. Veja alguns exemplos de vídeos que podem ser utilizados: