Existe uma coisa que todos nós temos em comum: todos temos um sobrenome. Geralmente ele indica qual é a nossa descendência, ou seja, de qual família viemos. No texto de hoje falaremos sobre sobrenomes de uma determinada cultura: os sobrenomes americanos.
Na nossa cultura, na cultura americana e em várias outras onde a língua tem origem europeia, os sobrenomes costumam vir depois do nome principal. Como é o caso de Maria Santos. Nesse nome, Maria é o prenome e Santos é o sobrenome de família.
No Brasil, conhecemos diversos sobrenomes muito comuns: Silva, Souza, Santos, entre outros. Mas você conhece algum sobrenome americano ou tem vontade de conhecer alguns? Se sim, esse artigo foi escrito para você.
Nele apresentaremos sobrenomes comuns, raros e chiques.
Lista de sobrenomes americanos
Não importa qual a sua origem: seu sobrenome é parte importante da sua história. Ele indica de que família você veio e é um importante objeto de estudo para a genealogia, que nada mais é do que um ramo que investiga a história e origens das famílias e sobrenomes.
Em alguns países, como em alguns da Ásia, o sobrenome antecede o nome e as pessoas costumam se tratar por ele. Já em outros países, como o Brasil, os Estados Unidos e a Inglaterra, o sobrenome vem após o nome e o tratamento via ele é reservado para situações mais formais.
Em alguns lugares do mundo também é comum que uma mulher fique com o sobrenome do marido após o casamento.
Durante muitos anos em que a mulher não tinha muitos direitos, isso era ainda pior: os pais poderiam preferir filhos homens, para continuarem com o legado da família, já que a mulher deveria se casar e, portanto, fazer parte de outra família.
Como podemos ver, os sobrenomes constituem parte importante da nossa história. Vamos agora apresentar alguns dos mais comuns sobrenomes americanos femininos e masculinos:
- Adams
- Smith
- Jones
- Anderson
- Carter
- Elliot
- Harper
- Johnson
- Marshall
- Taylor
- Moore
- Lewis
- Cooper
- Cox
- Wilson
- White
- Parker
- Stewart
- Turner
Dicas de sobrenomes chiques americanos
Está cansado dos nomes de bebês comuns? A seguir, falaremos sobre sobrenomes americanos chiques e as pessoas influentes que os têm:
Armstrong: o sobrenome Armstrong está ligado a diversas personalidades famosas na história mundial. Temos Billie Joe Armstrong, o vocalista de uma das mais famosas bandas americanas, o Green Day; temos Lance Armstrong, um ciclista que venceu o Tour de France sete vezes seguidas; e também o Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua.
Campbell: é o sobrenome do famoso escritor de O Herói de Mil Faces, Joseph Campbell. Também é o nome dado a uma das empresas de enlatados americana, a Campbell Soup Company.
Cornell: foi o sobrenome de um dos cantores mais aclamados dessa década, Chris Cornell, vocalista da banda Audioslave.
Downey: é o sobrenome do ator que interpreta um dos mais famosos personagens nos filmes da Marvel, o ator Robert Downey Jr. Também é o nome de uma cidade da Califórnia.
King: além de significar “Rei” em inglês, esse também é o sobrenome de Ben E. King, famoso cantor da música Stand By Me.
Lawrence: é o sobrenome da protagonista da famosa série de filmes, Jogos Vorazes, a Jennifer Lawrence. Também foi o sobrenome de David Herbert Lawrence, conhecido por escrever “Sons and Lovers”.
Morris: é o sobrenome de William Morris, famoso por ter escrito “Notícias de Lugar Nenhum”.
Walker: foi o sobrenome de Paul Walker, famoso por ter participado da franquia Velozes e Furiosos e é o sobrenome de Alice Walker, escritora do famoso livro “A Cor Púrpura”.
Sobrenomes bonitos e raros americanos
Que tal nomes de bebês diferentes? Que tal conferir essa lista de sobrenomes americanos bonitos e raros e seus respectivos significados?
Abbey: uma pessoa que mora perto de um mosteiro.
Blackwell: é um sobrenome de origem inglesa que é a junção de duas palavras do inglês antigo: bloec + woell, que pode significar “correnteza”, “primavera”.
Boyd: vem de uma palavra que significa “amarelo”. Era dado originalmente para pessoas que tinham cabelos loiros.
Ferguson: pode ser traduzido ao pé da letra como “filho de Fergus”, que por sua vez significa homem de vigor ou homem de força.
Gardner: acredita-se que esse nome tenha origem na palavra “Gardener”, que significa “jardineiro”.
Reed: acredita-se que esse sobrenome tenha sido comumente utilizado para designar pessoas que tenham uma determinada cor de pele ou cabelo aproximado do vermelho, já que “red” em inglês significa vermelho.
Steele: é um sobrenome de origem inglesa que vem da palavra “steel”, que tem como tradução “aço”. Esse sobrenome significa que a pessoa é dura na queda, como um aço por exemplo, ou que ela suporta grandes desventuras.
Young: quer dizer “jovem”, “juventude” em inglês. É um sobrenome de origem escocesa, inglesa e irlandesa.
Lista de Sobrenomes Antigos
Provavelmente você conhece uma porção de sobrenomes da atualidade de seu país de origem ou já conferiu nomes de bebês filhos de celebridades. Mas e aqueles nomes antigos que ouvimos de filmes e séries da época medieval? A seguir, alguns sobrenomes americanos antigos para você conhecer:
- Hinxtone
- Rodwell
- Bolton
- Bowman
- Blackburn
- Greenwood
- Kershaw
- Attwood
- Belmont
- Dickson
- Pritchett
- Bennett
Sobrenomes da ficção americana
Agora, se você é fã da ficção, preparamos uma lista com os sobrenomes americanos mais legais de personagens, sejam eles de livros, quadrinhos ou das telas de cinema.
Cullen: é o sobrenome da família do Edward, da famosa série de vampiros “Crepúsculo”. Essa série teve origem nos livros da escritora Stephanie Meyer.
Wayne: é o sobrenome de um dos mais famosos heróis dos quadrinhos, o Batman. Seu nome verdadeiro é Bruce Wayne.
Bates: é o famoso sobrenome de um dos vilões mais amados das telas e da literatura, o psicopata Norman Bates, protagonista do livro e filme Psicose, além de ter ganho uma série recentemente chamada Bates Motel.
Gale: é o sobrenome da protagonista da história infantil O Mágico de Oz, Dorothy Gale.
Parker: é o sobrenome do Homem-Aranha, o garoto que se transformou em herói após ser picado por uma aranha, Peter Parker, e que faz muito sucesso tanto nos quadrinhos, quanto no cinema.