A Síndrome de Asperger consiste em um transtorno neurobiológico que, apesar de diferente do autismo, é considerada bem próxima a ele. Entenda como é feito o diagnóstico e também o tratamento.
Teste para detectar Síndrome de Asperger
Pesquisadores associam a Síndrome de Asperger a uma anormalidade no cérebro da criança, podendo ser hereditária ou causada por uma disfunção cerebral. Em geral, os portadores dessa síndrome apresentam um QI acima da média e possuem uma criatividade muito grande.
Síndrome de Asperger e autismo
O portador de autismo tem problemas de comunicação social, além de comportamentos repetitivos e restritos. Já o portador da síndrome de asperger também pode apresentar essas características, mas são menos severas.
Apesar de terem as suas semelhanças, a Síndrome de Asperger e o autismo apresentam distinções entre si. Entenda quais são as diferenças:
Asperger
Em geral, o coeficiente intelectual é acima da média e a criança começa a falar no tempo normal. Apresentam interesses obsessivos por determinadas atividades ou comportamentos e possuem problemas de socialização, apesar de terem interesse em ter amigos. Os problemas são notados pelos pais por volta dos 2 anos e meio de idade.
Autismo
Possuem, em geral, coeficiente intelectual abaixo da média e começam a falar mais tarde que o normal. As crianças autistas não demonstram interesse em interagir socialmente e um terço dos portadores apresentam convulsões. Os pais detectam os problemas por volta de 1 ano e meio de idade.
Famosos que enfrentaram a doença
Muitas pessoas famosas possuem essa síndrome e, inclusive, alguns dos maiores gênios que a humanidade conhece convivem ou conviveram com ela. Confira a seguir:
Bill Gates
Inventor do Windows, fundou a Microsoft e é hoje um dos homens mais ricos do mundo. Bill Gates é portador da Síndrome de Asperger, o que pode ser notado por evitar manter contato visual, além de ser citado como pessoa de pouca habilidade social.
Albert Einstein
Considerado o maior cientista da história, formulando a Teoria da Relatividade e o Princípio da Gravitação Universal, Einstein só começou a falar aos 3 anos de idade, foi uma pessoa que preferia viver isolado e apresentava dificuldade em interagir socialmente. Obcecado com os problemas da física, ele se esquecia do mundo ao seu redor para resolvê-los.
Steven Spielberg
O famoso cineasta tinha dificuldade em fazer amigos na infância e preferia passar o tempo criando histórias ou brincando sozinho com os seus brinquedos. Outros famosos são Isaac Newton, Tim Burton, Charles Darwin, Beethoven, o jogador de futebol Messi vários outros.
Leia mais: Como descobrir se o bebê tem problemas visuais?
Tem cura?
Não há cura para a Síndrome de Asperger, mas as pessoas que sorem com esse transtorno podem levar uma vida plena, ainda mais quando diagnosticadas precocemente.
Tratamentos para Síndrome de Asperger
O tratamento é feito de acordo a característica de cada criança, podendo envolver diversos profissionais, como pediatras psicopedagogos, neuropsicólogos e pediatras.
Os pontos tratados envolvem terapia de linguagem, cognitiva e psicoterapia, além de treinamento das habilidades sociais e educação especializada. A criança portadora da síndrome pode ter uma vida normal e, como o apoio da família e da escola, ter uma qualidade de vida ideal para o seu desenvolvimento.