O inverno chegou. A partir de agora, as temperaturas vão cair um pouco mais em todo o Brasil. E, se os adultos já sofrem com o frio, imagine as crianças. Elas são mais sensíveis e não têm as defesas tão fortalecidas, por isso precisam de alguns cuidados especiais nesta época do ano para evitar gripes e resfriados, dentre outros problemas.
Como cuidar dos bebês no inverno?
Evite os lábios ressecados
Como os bebês babam bastante, o vento pode acabar secando a baba e deixando os lábios da criança ressecados e rachados. Para evitar isso, o cuidado é semelhante ao adulto: protetor labial. Mantenha os lábios das crianças sempre hidratado.
Leia ainda: Métodos para aliviar a dor do parto normal
Pele
As brotoejas podem também aparecer no inverno. Elas surgem porque as glândulas não conseguem liberar o suor devido ao grande número de roupas colocadas nas crianças. Nestes casos, os pais devem estar atentos: é preciso retirar uma camada de roupa conforme a temperatura esquente. Não deixe o bebê passar calor!
Além disso, o contato com o ar frio deixa a pele dos bebês ressecada. É preciso utilizar hidratante, retirar o sabonete com álcool na fórmula e ficar atento à temperatura da água durante o banho, que não deve estar muito quente.
Os banhos continuam sendo importantes no frio
Mesmo no frio, o banho do bebê deve ser diário. Para que a higienização não faça o bebê sofrer com as baixas temperaturas, algumas dicas são importantes: dê o banho em um horário em que o frio é menos intenso, como após o almoço; não demore muito, lave o bebê rapidinho; feche todas as janelas e evite correntes de vento; deixe o banheiro aquecido antes de iniciar o banho.
Bebê aquecido
A hipotermia é um problema sério, por isso agasalhe bem o bebê. Cuide para que suas extremidades estejam também aquecidas, coloque meias e luvas quando necessário.