O momento de fazer o enxoval do bebê é um dos mais emocionantes para qualquer mamãe.
Sua empolgação deve estar a todo vapor, não é mesmo? Afinal, pés lindinhos merecem sapatinhos muitos bem arrumados, concorda?
Provavelmente você já sabe se o seu bebê é um menino ou uma menininha. Ainda não? Tudo bem! Se você optou por saber somente na hora do nascimento compre sapatinhos com cores mais neutras como verde, amarelo e branco.
Você vai conhecer agora alguns detalhes importantes sobre sapatinhos e que devem ser lembrados na hora das compras. Vamos lá:
A escolha deve ir além da beleza
Saiba que, os sapatinhos tem papel fundamental no correto desenvolvimento dos pés de seu bebê. Eles têm que promover conforto, flexibilidade e leveza.
Para Bebês de 0 a 6 meses
Embora haja quem diga que bebês não precisam usar sapatos até começarem a engatinhar, dos 0 aos 6 meses de idade você pode comprar algum que seja:
- Macio, leve e flexível.
- Tenha o fecho de velcro.
- Que possua o bico arredondado.
- Tenha forro.
O mais aconselhável nessa idade é você usar apenas:
- Ou pantufinhas.
Relatam os pediatras que o uso de meias e pantufas possibilita que a criança tenha os pés como estímulo ao desenvolvimento. Pois os sapatinhos em contanto com os pés criam uma determinada interação.
A partir de 6 meses
Agora é hora de engatinhar! Tudo para seu bebê será novidade e ele vai se sentir mais à vontade quando descobrir tudo que está à sua volta.
Nessa fase os sapatinhos do bebê devem proporcionar liberdade de seus movimentos. Não se esqueça do formato anatômico dos pés na hora de escolhê-los. Os sapatinhos devem ser:
- Confortáveis e macios.
- Ter solas de borracha (antiderrapante).
- Possuir bastante espaço interno para permitir que seus pés e dedos movimentem-se facilmente.
Entre 12 e 15 meses
Seu bebê está crescendo. Ele já pode andar! Nesta fase os sapatos para seu bebê já têm que:
- Serem leves e macios.
- Também serem antiderrapantes.
- Serem respiráveis, proporcionando a transpiração adequada dos pés.
Leia mais: Calendário de vacinação do bebê até 2 anos
Quando ele começar a andar irá desenvolver o arco do pé e os músculos vão se tornar mais fortes para sustentar seu corpo. Por isso, não deixe sapatinhos desconfortáveis nos pés de seu bebê.
Estas dicas te ajudaram? Comente!