Essa é uma situação muito incômoda para os pais, quando percebem sangue no momento da troca de fraldas.
Dentre as causas – pode ser:
- Alimentação
- Alergia
- Prisão de ventre, dentre outros.
Confira a seguir quais são as possíveis causas e como proceder nestas circunstâncias:
Situações em que se apresenta o sangramento
- Prisão de ventre: Acontece quando o bebê ainda toma mamadeira ou logo que começa a ingerir alimentos variados, como frutas e água. Quando encontrado dificuldades na saída das fezes, a pele fina do ânus pode fazer com que sangre um pouco.
- Fissura anal: Fezes muito duras podem abrir fissuras no ânus do bebê que acabam sangrando.
- Alergia ao leite de vaca: Às vezes é possível que o bebê tenha alergia ao leite de vaca e seus derivados. O alimento passa de mãe para filho através do leite materno. A restrição gera sangue em forma de gomos ou em tiras. As fezes do bebê ficam mais escuras e com odor diferente.
- Assadura: A pele do seu bebê é fina e sensível. Quando fica com assadura, ela pode sangrar e incomodar. Neste caso o sangue que sai junto às fezes é vermelho vivo. Nota-se facilmente na hora da troca de fralda.
- Efeito adverso da vacina do rotavírus: Numa situação mais grave, o corpo do bebê pode reagir com sangue nas fezes. Isso pode acontecer dentro do prazo de 42 dias após a vacinação. Tenha cuidado ao trocar a fralda, pois o rotavírus está presente nas fezes.
- Meninas recém-nascidas: Se aparecer sangue na fraldinha, mas não relacionada às fezes, pode ser mudança hormonal. É como uma pequenina menstruação. Isso passa em poucos dias.
Oferecer alimentos avermelhados ou com corantes vermelhos podem afetar a coloração das fezes, mas nada tem a ver com sangue. Exemplo: beterraba e gelatina.
Leia mais: Caroço no pescoço do bebê, o que pode ser?
A princípio sangue nas fezes não é algo grave.
- Se o seu bebê apresentar diarreia com sangue ou tiver febre igual ou superior a 38ºC ligue imediatamente para o pediatra. Pode ser algo mais grave e será necessário realizar alguns exames.
- Para crianças acima de 6 meses: quando o sangue nas fezes surgir em decorrência de fissuras anais ou prisões de ventre é recomendado: água e alimentos com fibras (uva e mamão). Dê uma fruta sempre no fim das refeições e também no café da manhã.
Fique atenta na hora da troca, mas não tenha medo caso encontre sangue. Existe tratamento e logo seu bebê ficará saudável de novo.