O sangramento na gestação pode acontecer por vários motivos, seja por uma reação normal do organismo ou porque algo não vai bem. Porém, quando isso acontece, as gestantes sempre ficam nervosas e com medo. Veja a seguir mais sobre o assunto:
Por que os sangramentos ocorrem?
O primeiro ponto para analisar os sangramentos é verificar em que período da gravidez eles ocorrem. Esta informação vai ajudar a descobrir se eles merecem mais atenção ou é algo normal. Sangramentos ocorridos no primeiro trimestre da gestação podem acontecer devido às tantas mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino. Algumas mulheres continuam a ter pequenos sangramentos durante o período de menstruação mesmo quando estão gravidas. Se o sangramento tiver grande volume de sangue e for seguido por dores fortes, a gestação pode ser ectópica, que acontece quando o embrião se desenvolve fora do útero, nas trompas, por exemplo. Além disso, o sangramento nos meses iniciais pode significar aborto espontâneo.
O quadro é diferente nos últimos meses da gestação. Um sangramento no terceiro trimestre pode ser indicio de parto prematuro – o recomendado é que a gestante fique em repouso nestes casos ou que o parto seja de fato adiantado.
Como evitar os sangramentos?
Para evitar sangramentos a gestante deve fazer o acompanhamento todo o acompanhamento médico pré-natal. As consultas e exames necessários devem ser todos realizados. Além disso, é preciso seguir todas as recomendações médicas, como o repouso, se ele se fizer necessário. Além disso, sempre que for fazer qualquer atividade física consulte seu médico.
Leia ainda: Doenças mais perigosas para gestante
Consulte seu médico
Mesmo com as informações oferecidas acima, sempre que a gestante perceber qualquer sangramento, mesmo que sem dor, deve procurar seu médico para verificar o motivo de ter ocorrido e se está tudo bem.