Descubra em quantos dias demora para descer o leite materno.
Amamentar é um ato natural sendo a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu bebê. Pois o leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o seu bebê precisa para crescer forte e saudável.
O que é o Colostro?
Imediatamente após a saída da placenta, acontece estímulos hormônios que estimulam a produção de Colostro.
O colostro é o primeiro leite que o bebê tem à sua disposição, é muito importante e deve ser oferecido a ele o mais rápido possível.
É como se fosse uma vacina para o bebê afim de protegê-lo contra a doenças, além de estimular o funcionamento do intestino, têm um papel importante na prevenção da icterícia neonatal (popularmente conhecido como “amarelão”).
Quantos dias demora para descer o leite materno
Como é o Leite Colostro?
O colostro tem uma aparência diferente do leite que conhecemos, ele é mais amarelo e grosso, e vêm em pouquinha quantidade.
Por isso, o peito não vai ficar cheio logo após o nascimento da criança, e você não vai ter leite jorrando.
Como é o Leite de transição?
Entre 2º e 4º dia após o nascimento da criança, quando temos o que chamamos de “apojadura” ou “descida do leite”.
Nesta fase, o peito fica cheio, pesado, doloroso, e endurecido, e acontece a liberação do leite de transição, que possui cor acinzentada, tem uma aparência aguada.
A sua composição química muda ao longo da amamentação: no início tem vários nutrientes e no final dispõe de maior teor de gordura vital para o bebê.
Como é o Leite Maduro?
Em torno de 15 dias após o parto, o leite de transição progride para o leite maduro, produzido em uma quantidade maior (visto que o bebê continua a crescer e a ganhar peso).
A aparência muda, ficando mais denso e branco, e a composição química muda de acordo com as necessidades nutricionais do bebê, o que torna o leite único.
O que faz o Leite “descer”?
Leia mais: Como saber se o leite está secando
A sucção que o bebê faz no mamilo estimula a produção da ocitocina, o hormônio responsável pela “descida” do leite.
É por isso que é muito importante estimular o aleitamento materno desde o nascimento, especialmente desde as primeiras horas de vida.
A ajuda de profissionais qualificados, bem como o apoio da família e o desejo de amamentar são importantes para este período.
Portanto, o colostro é o primeiro leite que o peito produz após o parto. Ele tem muitas proteínas e agentes de defesa contra infecções. Após está fase entre o 2º e 4º dia desce o leite de transição. Por último e não menos importante vem o leite maduro.