Quando o bebê começa a firmar sua cabeça significa que está se desenvolvendo corretamente. Os pais sempre ficam ansiosos para os primeiros sinais de que o pequeno está crescendo e começando a dominar seus membros e movimentos. Saiba então quando isso acontece e quais são os próximos passos da criança:
Primeiros sinais
Antes de firmar a cabeça, o bebê já dá indícios de que seu desenvolvimento psicomotor está indo bem. Os primeiros sinais vem com o direcionamento do pescoço quando estão deitados. Isso ocorre quando eles desejam seguir algum estímulo, como a conversa dos pais e brinquedos que se movem, por exemplo. Em seguida, eles começam a direcionar o pescoço quando estão também no colo dos adultos.
Leia ainda: Quem não pode fazer exercícios na gestação?
Firmando a cabeça
O bebê começa a firmar sua cabecinha por volta dos dois ou três meses de idade. A cabeça ganha a forma mais arredondada e a criança já consegue ficar com o rostinho virado para cima, e não mais para os lados. A partir daí, a cabecinha já começa a ficar firme e ereta, se movimentando a procura do que chamar atenção do pequeno.
Os próximos passos
Depois dos primeiros meses de vida, o bebê começa a ficar cada vez mais interessado no mundo externo, o que o estimula a muitas outras atitudes. Depois de firmar a cabeça e acompanhar pessoas e objetos com o olhar, visão e audição ficam cada vez mais aguçados.
Reparando no que o cerca, o bebê vai querer pegar objetos, usando braços, mãos e troncos para alcançá-los.
Diante de um bebê cada vez mais ativo, os pais devem estimular naturalmente o desenvolvimento de sues filhos. Cercar o bebê de objetos interessantes, coloridos e que façam barulho mas que não ofereçam riscos ajuda bastante.
Fiz uma cesariana e quero saber quando eu posso ir a academia para perder o peso e deixar a barriga mais bonita???
Minha filha já veio ao mundo durinha,com os olhos abertos,curiosa..nasceu muito evoluida!