O nascimento do primeiro dentinho é algo muito esperado pelos pais, mas que pode causar dor e incomodo no bebê. Lidar com a situação, no entanto, pode ficar mais fácil:
Primeiros dentinhos: qual a idade certa?
O primeiro, e tão esperado dentinho, surge entre o sexto e o nono mês de idade do bebê. Mas, como tudo que envolve os pequenos, não há regra: alguns podem demorar mais e outros menos. Os pais não precisam se preocupar.
Até os três anos, a arcada de dentes de leite do bebê está desenvolvida, e a criança tem 10 dentes em cima e outros 10 embaixo.
Leia ainda: Melhores aplicativos para gestantes
Dentes a caminho: sintomas
Os pais vão notar que os dentes estão a caminho, pois o bebê dá vários sinais. O primeiro deles é a gengiva inchada e avermelhada. O pequeno pode ainda chorar bastante, ficar irritado, não querer comer e ter dificuldade para dormir. A salivação também aumenta, e o babador é a solução.
Alguns bebês também podem apresentar febre quando o dente estiver para despontar.
Diarréia
A diarréia é outro sintoma comum, infelizmente. No entanto, o problema ocorre porque o bebê coloca muitos objetos na boca para diminuir o incomodo causado pelo nascimento do dentinho, e os mesmos nem sempre estão muito limpos.
Como amenizar o incomodo?
O incomodo pode ser amenizado pelos pais utilizando as baixas temperaturas e massagem. Pegue uma case e umedeça-a com soro fisiológico ou água gelada. Em seguida passe levemente sobre a gengiva inchada. Outra alternativa é colocar uma colher por alguns instantes no congelador e depois sobre a região inchada. Você pode ainda deixar mordedores e chupetas na geladeira.
Quando procurar um dentista?
Alguns bebês já nascem com um dentinho, os chamados dentes natais. Outros, tem o nascimento do primeiro dente logo no primeiro mês de idade. Em ambos os casos, o dentista deve ser procurado. Leve ser bebê a um especialista caso ele complete 1 ano sem nenhum dentinho.