Você sabia que é possível prever a altura do seu filho na idade adulta? Esse cálculo é chamado de Alvo Familiar, o que os médicos chamam de potencial genético da criança.
Por meio dessa fórmula podemos chegar a altura-alvo, que é a faixa de altura na qual a criança provavelmente irá se enquadrar. E então, qual será a altura do meu filho aos 18 anos?
Para chegar a esta estimativa deve-se então somar a altura da mãe com a altura do pai em centímetros; depois adicione 13 centímetros para meninos com a altura da mãe ou subtraia 13 centímetros para meninas na altura do pai; no final, divida por 2.
Esse método tem uma simples explicação: o pai influencia mais na altura das filhas e a mãe, na altura dos filhos. Importante: a altura dos pais deve estar em centímetros (ex: 1,70m = 170 cm).
Leia mais: Tabela de peso e altura para idade do bebê
Qual será a altura do meu filho aos 18 anos?
O cálculo fica assim:
Meninas:
(Altura do pai – 13 + altura da mãe)/2
Meninos:
(Altura da mãe + 13 + altura do pai)/2
Lembrando que o resultado é somente um parâmetro, ou seja, uma previsão. A altura pode variar em nove centímetros para cima ou para baixo.
Exemplo:
Sofia, de 1 ano, tem 73 centímetros.
Seu Pai tem 1,68m (168 cm) e sua Mãe 1,55m (155 cm).
A fórmula fica então:
(Altura Pai – 13 + Altura Mãe)/2 = (168 – 13 + 155)/2 = 155
A altura dada pela fórmula foi 1,55, mas, como há a variação de nove centímetros, a estimativa de altura da Sofia aos 18 anos é entre 1,46 e 1,64.
Além disso, a altura de uma pessoa também é determinada pela genética, por fatores antes e após o nascimento e por fatores ambientais. Também é importante salientar que as crianças crescem em velocidades distintas.
Estirão de crescimento
O ganho em altura durante a adolescência equivale a 20 ou 25% da altura final do adulto e resulta da aceleração do crescimento por um período de 24 a 36 meses, o chamado estirão.
As meninas começam seu crescimento primeiro que os meninos e com menor proporção indo de 11 a 14 anos, o que nos meninos está representado dos 13 aos 16 anos de idade.
O pico de velocidade em estatura (PVE) ocorre em média dos 12 para os 13 anos nos meninos e dois anos antes nas meninas.
A aceleração de crescimento na adolescência é consequência do aumento da secreção de hormônio de crescimento, os estrógenos para as meninas e os andrógenos para os meninos.
Os estrógenos tem um maior impacto sobre o crescimento ósseo enquanto o andrógeno tem um maior impacto sobre o crescimento muscular.
Curvas de Crescimento da OMS
Um crescimento considerado normal é definido com base em levantamento estatístico e estabelece uma altura mínima e máxima para meninos e meninas, de cada idade.
Filhos baixinhos de pais altos e filhos grandes de pais pequenos são sinais de alerta. O nanismo e o gigantismo são conhecidos como doenças do crescimento.
Veja ainda: Picos de crescimento do bebê: veja a tabela
As curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.
Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança podem ser detectadas e encaminhadas precocemente.
As curvas da Organização Mundial da Saúde (OMS) adaptam-se bem ao padrão de crescimento das crianças e adolescentes e aos pontos de corte de sobrepeso e obesidade recomendados para os adultos.
Dessa forma, a referência da OMS preenche a lacuna antes existente nas curvas de crescimento e correspondem à referência adequada para a avaliação nutricional das crianças e adolescentes do nascimento aos 19 anos, razão esta que fez este Ministério da Saúde adotar essa referência para o Brasil.
Os links abaixo dão acesso às tabelas pelo indicador no site da WHO:
Altura-para-idade (5-19 anos) – MENINOS
Altura-para-idade (5-19 anos) – MENINAS
Qual a altura média para cada idade?
Homens
Bebê: 50 cm
Criança (5 anos): 1,10 m
Adolescente (12 anos): 1,50 m
Adulto (30 anos): 1,73 m
Idoso (70 anos): 1,70 m
Mulheres
Bebê: 50 cm
Criança (5 anos): 1,10 m
Adolescente (12 anos): 1,53 m
Adulta (30 anos): 1,61 m
Idosa (70 anos): 1,59 m
Se você, mamãe, estiver preocupada com a estatura do seu filho, procure seu pediatra. Ele irá informar se o crescimento de seu filho deve ou não ser investigado.
A investigação abrange a verificação de idade/altura pelas estatísticas de curva de crescimento, testes laboratoriais, como exames de sangue – para descobrir se a criança tem anemia ou problemas na tireoide -, e de imagem (raio X da idade óssea).