A prisão de ventre é algo que incomoda muito os pequenos, por isso os pais devem estar atentos a seus filhos para detectar o problema rapidamente. Veja a seguir dicas importantes para ajudar:
Como identificar
Os bebês ficam tristinhos e costumam chorar quando estão com prisão de ventre. Se você perceber estes sintomas e observar que o pequeno não está com a fralda suja e não está com fome ou sono, pode ser prisão de ventre. Tente lembrar quando foi a última vez que o intestino de seu filho funcionou e parta para a ação. O problema pode fazer com que a criança perca a fome e que não consiga dormir, portanto deve ser identificado o mais rápido possível.
Leia ainda: Mudanças no corpo durante a gestação
O que fazer?
Três ações podem ser muito eficientes contra a prisão de ventre, e a primeira é a massagem. Massageie levemente o abdômen do bebê. Tente também segurar suas perninhas, dobrar os joelhos e pressionar, sem muita força, sobre o abdômen para promover a movimentação do intestino.
O banho morno também contribui para a melhora, pois relaxa os músculos da região intestinal, liberando os gases.
Caso a prisão de ventre esteja muito forte, os supositórios podem ainda oferecer alívio, mas eles devem ser usados em último caso. Consulte o médico do bebê para se certificar da necessidade e dose adequada.
Cuidados com a alimentação
A alimentação está diretamente ligada à prisão de ventre. A mãe deve observar como tem sido a alimentação de seu filho, e se sua dieta possui alimentos que prendem o intestino.
Caso o pequeno já coma alimentos sólidos, ele deve ingerir também muitas frutas e sucos (diluídos em água).
O leite, que não o materno, pode ainda causar prisão de ventre. Consulte o pediatra para verificar se você está de fato dando o leite mais adequado.
Minha filha nao esta fazendo coco fica de 8a10 dias sem fazer isso quando nao tenho que usar o supositorio ja tentei de tudo ela tem 3meses ….