Ter a pressão baixa na gravidez pode causar preocupação e desconforto para a mulher.
Se você sofre desse problema, entenda quais são os riscos e como fazer para aliviar os sintomas.
Quais são os sintomas de pressão baixa na gravidez?
Os sintomas passam a ser menos frequentes conforme o volume de sangue aumenta e o organismo da gestante se adapta. Veja a seguir quais são esses sintomas:
- -Sensação de mal-estar
- -Sensação de calor percorrendo o corpo
- -Tontura
- -Visão escurecida
- -Sonolência
- -Fraqueza ou moleza nas pernas
- -Dificuldade de concentração
- -Cansaço
- -Vertigem frequente ao realizar movimentos bruscos ou ao se levantar
Pressão baixa na gravidez é perigoso?
Apesar disso, pode causar um desconforto na futura mamãe e até mesmo causar quedas e desmaios.
Em geral, uma queda provocada por um desmaio não coloca em risco a vida da mãe ou do bebê, mas caso aconteça e uma escada, por exemplo, os riscos são bem maiores. Isso faz com que seja preciso dar a devida atenção.
Para que a pressão seja mantida mais regulada, o recomendado é não passar muitas horas sem se alimentar, evitar locais muito quentes, não fazer mudanças de posição bruscamente, evitar consumir refrigerante, café e álcool.
Ao apresentar algum desses sintomas, é indicado seguir as seguintes dicas:
-Sente-se e respire fundo, mantendo o corpo para a frente. Incline a cabeça na direção dos joelhos e aguarde alguns minutos, até a sensação melhorar.
-Se estiver algum tempo sem se alimentar, coma algum alimento leve e beba água.
-Deite-se em uma posição confortável e deixe as pernas elevadas, o que contribui para que o fluxo sanguíneo seja normalizado.
Tratamento
Em geral, não há a necessidade de nenhum tratamento para a pressão baixa. O tempo médio de duração dos sintomas é de 1 a 2 minutos, desaparecendo em seguida.
Para ajudar a manter a pressão regulada e evitar que aconteça uma diminuição brusca, algumas medidas devem ser tomadas:
- -Leve sempre um alimento salgado na bolsa, como bolacha de água e sal.
- -Beba por volta de 2 litros de água no decorrer do dia para evitar uma desidratação, que resulta na queda de pressão. A água contém minerais que ajudam no controle da pressão.
- -Pratique regularmente exercícios físicos leves para melhorar a circulação sanguínea, consequentemente, a pressão arterial. Algumas dicas são fazer caminhada, natação ou yoga.
- -Faça movimentos lentos ao se levantar da cama ou antes de ficar em pé para evitar vertigens e tonturas.
- -Mantenha uma dieta saudável e equilibrada para garantir a quantidade de energia diária. O ideal é se realizar de 5 a 6 refeições diárias.
Caso as crises de pressão baixa na gravidez aconteça com frequência, informe o médico para que seja feita uma avaliação, evitando riscos na gestação.