As pernas inchadas após o parto é uma consequência natural, principalmente para as mamães que optam por fazer uma cesariana. Isso ocorre devido ao extravasamento dos líquidos nos vasos sanguíneos para a camada superficial da pele da mulher.
O inchaço é mais comum no período pós-gestacional, pois as taxas hormonais femininas ainda estão desreguladas. Apesar de já não estar mais grávida, as taxas alteradas continuam durante o período da amamentação da mamãe.
Nas primeiras semanas após o parto estas dores podem continuar incomodando. Neste momento é importante andar, pois isto faz com que o sangue circule melhor, facilitando o desinchado. Passar muito tempo sentado ou em pé está fora de cogitação!
Leia mais: Primeiros dias do bebê em casa
Em muitos casos, o inchaço nos pés podem ser minimizados facilmente. Veja a seguir algumas dicas:
Alimentação – O sódio é um dos principais vilões causador do inchaço. Evite os alimentos muito salgados, pois estes são os ricos em sódio, que contribuem para o inchaço na mamãe. Inclua na sua dieta a abóbora e o pepino, além de ser facilmente encontrado em qualquer mercado ou feira, estes alimentos potencializam o tratamento e contribuem para o combate da retenção dos líquidos.
Beba muito líquido – Beba muito líquido durante e após a gestação, inclua água, sucos e chás na sua refeição. Recomenda-se beber, no mínimo 2 litro por dia.
Pernas para cima – No fim da tarde, a mamãe deve colocar as pernas para cima, no nível do quadril. Isto facilitará o retorno do sangue acumulado nos pés para o coração.
Massagem – Quando feita corretamente, a massagem é uma ótima opção para as mamães que sofrem com os inchaços. Ao melhorar a circulação sanguinea, automaticamente os inchaços serão reduzidos.
Não se assuste se logo após a cesárea seus pés ficarem ainda mais inchados do que na gravidez. Aos poucos esse inchaço vai diminuindo e tudo voltará ao normal.
pes e pernas muito inchados depois da cezaria não é perigoso.