Se a gripe e o resfriado já merecem alguns cuidados, isso se intensifica durante a gestação. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto:
Por que a mulher fica mais vulnerável à gripe durante a gestação?
A mulher fica mais vulnerável à gripes e resfriados durante a gestação pois seu sistema imunológico fica menos ativo durante a gravidez para evitar que o feto seja rejeitado.
Leia ainda: Toxoplasmose na gestação, o que é?
Como fortalecer o sistema imunológico?
O fortalecimento do sistema imunológico pode ser feito com uma dieta saudável repleta de frutas, verduras e legumes, que contêm componentes como antioxidantes e vitamina C, que combatem infecções. Alguns complexos vitamínicos podem ainda ajudar, mas eles só devem ser ingeridos com indicação médica.
A mulher deve ainda descansar bastante e evitar situações que a deixem nervosa e estressada.
Vacina
A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente para as mulheres gravidas. Elas devem ainda procurar a imunização contra a gripe H1N1.
Automedicação
Não tome remédios antes de consultar seu médico. Alguns deles podem não ter sido testados em gestantes, mesmo os mais populares.
Sintomas
Quando sentir os primeiros sintomas da gripe, a mulher já deve procurar seu médico. Não espere a evolução dos mesmos, uma vez que a gripe H1N1 é bastante perigosa e possui os mesmos sintomas que a gripe normal.
Alívio dos sintomas
- Caso o nariz esteja entupido, faça inalação com soro fisiológico;
- A hidratação é fundamental. Beba bastante água e sucos naturais, principalmente os ricos em vitamina C;
- Caso a gripe seja seguida por dores de garganta, faça gargarejo com água e sal. Para dores de garganta e tosse, chá com mel e limão é uma ótima opção;
- Repouse. O descanso faz com que o corpo consiga se restabelecer;
-
Os chás são bons para a hidratação, mas não tome os que possuem cafeína.