Especial pai de menino : tudo que você precisa saber!
O sentimento paterno surge já a partir da gestação, ainda no ventre da mãe. É normal que o pai tenha, a princípio, alguma preferência com relação ao gênero do filho.
Alguns preferem ter uma menina, para cuidar como uma princesa, ser a companheira que se juntará à sua mãe e à esposa como as mulheres mais importantes da sua vida; outros pais, entretanto, sonham em ser pais de um menino, para ensinar tudo aquilo que aprenderam no decorrer da vida e se ver no próprio filho como a sua exata continuação.
Pai de menino : Personalidades diferentes
Muitos pais de meninos têm o desejo de ver em seus filhos os seus próprios reflexos, e isso pode acontecer desde a escolha de colocar no filho o seu próprio nome ou esperar que ele siga a mesma profissão, mas é importante ter em mente que o filho é uma outra pessoa, com personalidade, opiniões e vontades que podem ir totalmente de encontro com as escolhas do pai.
Apesar das diferenças, isso não é uma coisa ruim: saber respeitar as decisões do filho é primordial para que o relacionamento seja baseado em respeito. Certamente, contar com o apoio do pai será extremamente importante para que o filho se torne mais confiante e feliz.
Leia mais: Guarda compartilhada: o que é e como funciona
O filho segue o exemplo do pai nas atitudes do cotidiano
Apesar das personalidades diferentes, é claro que o filho vai prestar atenção nas atitudes do pai e desejará seguir os seus bons exemplos. Ele poderá ser influenciado pela forma que o pai age com as pessoas próximas, como fala e como se veste, desde que não haja imposição.
Essa é uma atitude natural, pois a figura paterna será considerada um exemplo a ser seguido pelo filho; por isso, é muito importante que o pai perceba a sua responsabilidade enquanto modelo a ser seguido e tenha em mente que todas as suas ações serão observadas pelo filho.
Brincadeiras e passeios : Momentos que serão lembrados para sempre
Jogar bola, brincar de esconder ou guerra de travesseiros, entre outras brincadeiras, são momentos divertidos que estreitam ainda mais os laços entre o pai de menino.
Para se divertir com as crianças em idade mais independentes, realizar passeios que remetam à infância do pai também podem ser momentos inesquecíveis, como ir pescar, andar de bicicleta ou soltar pipa em um parque.
Para o filho, não é necessário que seja um parque com entradas caras ou Resorts 5 estrelas, o que conta é a companhia e a história que aquele passeio tem, o que pode mesmo se tornar uma tradição e ser um dia que ele terá vontade de repetir com os próprios filhos no futuro.
Veja também: Dicas para ser um bom pai
Não se cobre tanto : um bom pai não precisa ser um super-herói
É claro que o pai deseja acertar o tempo inteiro, mas educar um filho não tem uma receita certa. O super-herói preferido do filho também tem defeitos e fraquezas, elas apenas não são exaltadas, o destaque vai para os seus pontos fortes.
O pai de menino também deve ter isso em mente, que é uma característica do ser humano errar e aprender com os erros, e o filho certamente perceberá isso.
O mais importante é a vontade de acertar, a atenção, a presença e amor, pois esses sim são os fatores que farão com que a criança olhe para o pai e veja o homem perfeito.