Pai de menina, pai de princesa ou pai de heroína, ela escolhe!
Todo pai, ao pegar a filha pela primeira vez no colo, pensa que aquela é a menina mais linda e o ser mais delicado do universo, que precisa da sua total atenção e cuidado. Geralmente, os pais também têm ciúmes e uma superproteção com relação às filhas, mais demonstrados do que quando nascem meninos.
Muito dessa atitude se dá pelas convenções sociais, mas também porque, assim que a menina nasce, o pai já sente um medo crescente de perder a sua princesa para outro homem que possa se tornar mais importante do que ele na vida da filha.
Pai de menina: 10 dicas valiosas
1 – Ciúmes
O pai sempre será o exemplo masculino da filha. É comum ouvir histórias de pais que sentem ciúmes das suas filhas, mesmo quando ainda são pequenas e não têm nenhum interesse no gênero oposto além de brincar inocentemente. Controlar o ciúme é fundamental!
Essa é uma reação natural do pai de menina, mas que deve ser controlada para não atrapalhar as relações de amizade que a filha possa criar durante o seu crescimento, pois é importante que ela tenha contato com meninos para entender as particularidades de cada gênero de forma saudável. Independente da fase da menina, mesmo quando ela já for uma mulher e que comece a namorar, o pai não deixará de ter o seu lugar cativo e especial no coração da filha.
2 – Opinião
Demonstrar que as opiniões dela são importantes. Pode ser que nem sempre o pai concorde com as opiniões e decisões da filha, mas ouvi-las é fundamental. Respeite as suas diferenças.
3- Brincadeiras
Brincar com a filha vai ser um momento único, mesmo que o resultado sejam unhas pintadas. Deixar os receios e preconceitos de lado é fundamental na hora de brincar com a filha. Mesmo ela sendo livre para jogar bola, correr e brincar de outras coisas que os meninos também gostam e que o próprio pai brincou quando era criança, será inevitável o pedido daquelas brincadeiras mais femininas, como montar um salão de cabeleireiros e encher a cabeça do pai com laços, brilhos e tudo mais que ela gostar. As unhas também podem não escapar, mas nada que um pedaço de algodão com acetona não resolva depois.
Aproveitar esses momentos com a filha também faz parte da descoberta dela quando a sua feminilidade e beleza. O pai também desenvolver habilidades para fazer penteados também entra na brincadeira!
Leia mais: 10 Dúvidas sobre a Nova Lei da Licença Paternidade de 20 dias
4- Fragilidade
A menina é linda, mas não frágil: delicadeza não é sinônimo de fraqueza. Perceber e ensinar à filha que ela não é um ser frágil é uma das maiores lições que o pai pode passar para a filha.
5- Ser um bom exemplo para a filha
Alguns pais acreditam que as filhas geralmente se espelham mais nas mães, mas isso nem sempre é verdade: apesar de perceber semelhanças com a figura materna, a filha tem em seu pai o maior e melhor exemplo de homem, aquele que ela achará o mais correto e presente homem do mundo. Mesmo que ele erre de vez em quando, perceber que aprender com os erros é normal e também é importante para a construção do caráter e personalidade.
6- Converse
Permita que a filha fale abertamente fortalece os laços. É normal o pai sentir uma certa insegurança em conversar sobre alguns assuntos mais delicados com as filhas, mas dar abertura para que ela se sinta à vontade para conversar, independentemente do assunto, pode estreitar ainda mais a relação de pai e filha.
7- Eduque
Dar amor, mas também ensinar sobre disciplina. Assim como a filha deve se sentir amada, ela também deve receber conselhos sobre o que é certo e errado. Ter pulso firme em alguns momentos é importante.
8- Proteção
Ela é a princesa do papai, mas também precisa se preparar para o mundo real. O pai de menina deve proteger a filha, mas cuidado com o exagero. A superproteção dos pais pode prejudicar as filhas em suas relações e inserção na sociedade.
É importante a menina saber que nem todo mundo a tratará como o pai e deverá aprender a ter consciência dos riscos e cuidados que deverá ter quando não estiver ao lado de seu protetor.
Veja também: Licença paternidade, como funciona?
9- Passeios
Sair com a filha e fazer desses passeios bons momentos. Toda criança, seja menino ou menina, precisa da presença e atenção do pai. Sair para brincar com a filha, levá-la em um parque, ao cinema ou em qualquer outro lugar que ela goste pode ser uma atitude mais especial do que o pai possa imaginar.
10- Seja pai!
A menina não precisa de um homem perfeito, ela só precisa de um bom pai. Evitar cobranças em exagero é importante. O conceito do homem perfeito é utópico e por vezes pode prejudicar o homem, pois para ser pai de menina, não é necessária perfeição, apenas amor, respeito e disposição para aprender tudo aquilo que a paternidade e a princesa da família têm para ensinar.