Você vai fazer isso muitas vezes a partir do momento em que o bebê nascer. Oito, nove, até dez vezes por dia. As vezes será fácil, seu filho estará dormindo e só terá feito xixi. Em outras, ele vai virar de um lado para o outro, lutar contra a fralda e, sim, sujar você.
Leia também: Qual a melhor pomada para prevenir assaduras em bebê?
Mas não se assuste: em poucos dias você, mamãe de primeira viagem, será especialista em troca de fraldas. Mas fique atenta à limpeza da pele do bebê, já que tirar uma fralda e colocar outra logo em seguida, mesmo que só haja urina, só vai trazer problemas para você e a criança, como as temidas assaduras.
As trocas de fraldas, nestes primeiros dias, devem ser feitas antes das mamadas, pois após a amamentação o bebê pode regurgitar com a manipulação e logo após cada evacuação. E não faça a troca apenas quando observar que o bebê fez cocô, mas sempre que perceber que ele fez xixi.
Faça a limpeza da região sempre de frente para trás, evitando carregar resíduos de fezes para a uretra. Para os meninos, atenção para a região abaixo dos testículos, visto que as fezes costumam se acumular ali.
Nas primeiras semanas do bebê, o ideal é que a limpeza seja feita com água morna e algodão. Por isso, tenha ao lado do trocador um pote com algodão e uma garrafinha térmica com água na temperatura que você precisa. Essa combinação é a mais delicada possível para a pele do seu filho, e é recomendada inclusive quando o bebê fizer cocô. Limpe a pele dele delicadamente, não aperte demais o algodão.
Quando sair de casa, entretanto, leve lenços umedecidos na bolsa do bebê, e dê preferência àqueles sem cheiro, para evitar possíveis alergias ou outras reações. Também não será preciso fazer força contra a pele para limpa-la: hoje em dia as principais marcas de lenços são bastante eficazes na limpeza.
Após o bebê completar o primeiro trimestre de vida você pode continuar a limpeza com o algodão, mas o uso dos lenços umedecidos se torna menos perigoso, caso o bebê não apresente nenhum histórico de alergias neste período.
O uso das pomadas contra assaduras é recomendado em todas as trocas de fraldas, e os resíduos da aplicação anterior devem ser totalmente retirados antes da aplicação de uma nova camada. A pomada deve ser colocada nas virilhas, dobrinhas, bumbum e na região genital.
Além disso, fique atenta ao tamanho da fralda: use sempre o tamanho indicado para o peso do bebê. Fraldas muito grandes ou pequenas podem causar irritações e vazamentos.
Gente desculpe mas está correto limpar de trás para frente? Eu faço ao contrario para não levar sujeira do bumbum para uretra, como o próprio post comenta!
Olá Cristiane,
Obrigada pelo contato. Como pode perceber, ocorreu um erro de digitação na matéria, e que já foi corrigido.
Att. Equipe Gestação bebê!