A gestação é um processo complexo. Nele, muitas transformações corporais e hormonais criam um novo ser, que se desenvolve plenamente dentro do útero materno. Para entender um pouco mais sobre a gravidez e também sobre a data do parto, leia as informações que seguem abaixo:
Calculando a gestação
Contando a partir do dia da fecundação, uma gestação dura 275 dias. É difícil precisar tudo isso por causa da data da concepção. Não existe como saber qual foi o dia exato. Mas, existem dois esquemas que ajudam a calcular a data do parto.
Leia ainda: Dicas para adormecer o bebê
Método número 1
No primeiro método, a mulher deve contar 40 semanas a partir da data de sua última menstruação, ou seja, o primeiro dia do último ciclo menstrual. Desta maneira, a gestação é medida por semanas. A desvantagem deste esquema é não levar em conta a data exata do início da gestação. Ele pode errar em uma ou duas semanas a data prevista para o parto, já que a gestação dura 40 semanas. O período entre o início de um ciclo menstrual e da ovulação é de cerca de 13 dias, o que pode variar de mulher para mulher em torno de três ou quatro semanas. Essas diferenças é que podem resultar no erro.
Método número 2
No segundo esquema, a mulher deve considerar a data da última ovulação e a data da fecundação, ainda que com erro de até 24 horas. A partir da data da fecundação, soma-se 275 dias.
Variações
É difícil determinar com certeza qual a data exata da ovulação, fecundação e concepção. No entanto, existem ainda muitas outras variáveis que vão determinar a data da gestação.
Cabe ao médico avaliar, ao longo dos meses, como está se desenvolvendo a gravidez. A necessidade de cesárea e complicações podem mudar a data do parto.
E no meu caso,que sei de certeza o dia em que engravidei foi 14dias depois da minha última menstruação. Eu conto a gestação a partir da última menstruação ou o dia certo que engravidei???????