O muco, geralmente, surge durante o ciclo menstrual. Mas não é só no período fértil que a secreção pode acontecer, o muco cervical é comum na gravidez também.
Durante a gravidez, o corpo feminino passa por uma série de mudanças, tanto físicas, psicológicas e hormonais. Algumas dessas mudanças acabam se tornando motivo de preocupação para as gestantes.
Entre elas está a transformação do muco na gravidez, que adquire um aspecto que pode variar de mulher para mulher.
Conforme a gravidez avança, essas mudanças ficam ainda mais comuns e semelhantes para qualquer gestante.
Entenda quais são as principais causas do aparecimento de muco na gravidez.
Muco na gravidez
Na gestação é normal ocorrer um aumento na secreção e a maioria dessas mudanças é benéfica.
No início da gravidez, o muco na gravidez apresenta um aspecto leitoso e quase sem nenhum odor. Porém, com o passar dos meses, com a mudança gradativa ocorre na secreção.
Esse corrimento costuma ser semelhante ao que a mulher tinha antes da gravidez, com a diferença de que o volume passa a ser bem maior.
Isso acontece devido ao aumento de sangue na região íntima.
Leia também: Corrimento durante a gravidez é normal?
Corrimento no final da gravidez
Quando o parto está próximo, é comum que a secreção se torne mais volumosa e com aspecto um pouco gelatinoso, contendo até mesmo traços de sangue.
Nesse momento, o útero é revestido por uma camada de muco por dentro, o que é chamado de tampão mucoso. Essa secreção pode apresentar uma tonalidade entre o vermelho e o marrom.
A saída do tampão não ocorre com todas as gestantes, porém é um processo normal.
Apesar de ser um sinal de que o parto está próximo, não quer dizer que é a hora do bebê vir ao mundo, pois esse tampão pode até mesmo se regenerar e sair novamente após uma semana.
Líquido amniótico ou corrimento?
O muco na gravidez, além de quase não ter odor, em algumas mulheres apresenta um aspecto espesso, como um creme hidratante, e textura pegajosa, ou então com um aspecto aquoso e fino.
Já o líquido amniótico, que está dentro da bolsa onde o bebê está mergulhado, possui um cheiro semelhante ao da água sanitária. Caso você desconfie que está perdendo esse líquido, é sinal de que a bolsa se rompeu.
Aspecto do muco na gravidez
Caso o muco cervical apresente um cheiro desagradável, espessura muito espessa, cor amarelada, esverdeada ou marrom como a borra de café, o médico deverá ser informado.
Dores, coceira ou ardência ao urinar também são sintomas que devem ser observados. Isso pode ser sinal de uma infecção causada por bactérias e precisa de tratamento.
Confira mais: Dor no pé da barriga na gravidez
Secreção na gravidez
Para evitar infecções e passar o dia mais confortável, prefira usar calcinhas de algodão.
Utilize sabonetes neutros, mantendo a região limpa. Para que a pele não fique irritada, evite usar protetores diários de calcinha perfumados e evite também calças apertadas. Troque-as por saias ou então calças mais folgadas.
Mudanças na alimentação também podem beneficiar os sintomas. Por isso, reduza o consumo de açúcar refinado e alimentos cítricos.
Consumir iogurte e outras bebidas com lactobacilos vivos pode ajudar a equilibrar as bactérias.
Minha menstruação nao veio mes passado (janeiro) e ate hoje ainda nao apareceu (08.02.2018).
Contudo, isto ja me aconteceu uma vez e foi falso alarme de gravidez pois este acabou por vir.
Desta vez, desde a semana passada que me aparece um pequeno “ranho pegajoso” da cor branco amarelado, este ranho parece ser quase “seco” ..
Ja fiz VÁRIOS testes de gravidez incluindo os que dizem as semanas e todos eles me deram negativo.
este corrimento é sinal de que?