A menstruação na gravidez é motivo de preocupação para as mulheres.
Na realidade, não há uma menstruação na gravidez. Em geral, o ciclo menstrual é interrompido durante a gestação, pois o corpo da mulher começa a produzir o hormônio chamado HCG.
O que acontece é a presença de sangramentos que são confundidos pela mulher com a menstruação, pois são bastante semelhantes, principalmente para as mulheres com ciclos curtos. Porém, esses sangramentos não fazem parte do ciclo menstrual, já que o óvulo foi fecundado e não há necessidade de o organismo eliminar as células da parede uterina.
Menstruação na gravidez é normal?
Esses sangramentos são comuns, principalmente no primeiro semestre da gestação. O principal motivo é a implantação do óvulo que foi fecundado, causando uma pequena descamação na parede uterina. Outro motivo para essa aparente menstruação na gravidez são as mudanças hormonais.
Porém, se o sangramento for constante, vier acompanhado de cólicas, corrimento escuro e sensação de dor, é importante avisar o médico para descobrir o motivo.
Como é o sangue de menstruação durante a gravidez
O aspecto do sangue pode variar dependo da etapa da gestação. Até o terceiro mês o sangramento pode ocorrer por um deslocamento do saco gestacional. Nesse caso, o sangue aparece em pequenas quantidades e a cor é escura, semelhante a uma borra de café. Esse sangramento pode perdurar por vários dias e não apresentar cólicas.
No primeiro trimestre também pode ocorrer o sangramento de aborto, onde o sangue é intenso, de cor bem avermelhada, acompanhado de coágulos e fortes cólicas. Em ambos os casos, é preciso informar o médico imediatamente.
Após o terceiro mês de gravidez, é mais incomum ocorrer sangramento, passando a ser considerados um sinal de problema do quinto mês em diante. Uma das causas pode ser a fixação da placenta em local errado, provocando um sangramento abundante e de cor vermelho-vivo, sem apresentar cólica.
Ao sétimo mês há o risco de deslocamento prematuro da placenta, que é mais comum em gestantes que têm pressão alta. O sangue é de coloração vermelho-vivo ou vermelho escuro e o sangramento ocorre junto a fortes cólicas e contrações. Essa situação é grave e deve ser tratada rapidamente.
Sangramento no início da gravidez dura quantos dias?
O sangramento no início da gravidez é mais comum nos primeiros 15 dias depois da concepção. Com a fecundação do óvulo e a implantação do embrião na parede uterina, pode ocorrer um pequeno sangramento, que dura entre 2 a 3 dias.
Esse sangramento é muitas vezes confundido com a menstruação pois, apesar de apresentar um fluxo pequeno, também provoca cólica, mas deixa apenas alguns traços de sangue na calcinha.
Pequenos sangramentos em qualquer fase da gravidez geralmente não colocam em risco a saúde da mãe ou do bebê. Porém, é preciso informar ao médico imediatamente em caso de:
- Sangramento frequente
- Perda de sangue cor vermelho vivo
- Sangramento acompanhado de febre
- Sangramento (com ou sem coágulos) acompanhado de fortes dores abdominais
Menstruação adiantada pode ser gravidez?
É pouco provável que a menstruação adiantada seja um sintoma de gravidez. Na maioria das vezes isso acontece por motivo de estresse, excesso o de hormônios, nervosismo ou problemas emocionais, entre outros fatores.
Porém, caso existam outros sintomas de gravidez, o recomendado é fazer um exame de sangue para acabar com a dúvida. Para normalizar o ciclo, o ginecologista deve ser consultado para indicar o tratamento necessário.