As mamadeiras são aliadas importantes das mães durante os primeiros anos de vida do bebê.
Como muitas não podem seguir com o aleitamento materno – principalmente porque precisam voltar ao mercado de trabalho – a mamadeira tem a função de continuar levando todos os benefícios do leite aos pequenos.
Porém, na hora de escolher a mamadeira ideal, é preciso ir muito além da aparência colorida e da temática dos desenhos: a segurança e o conforto do bebê são fundamentais.
Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação
Dicas para escolher a mamadeira certa para seu bebê
-
Atenção ao tamanho do furo do bico: é necessário que as mães escolham corretamente o tamanho do furo do bico para que o fluxo do liquido seja controlado e não faça a criança engasgar. Algumas marcas de mamadeira oferecem diferentes bicos, alguns com furos mais finos para água, outros intermediários para leite e ainda os mais grossos para batidas e vitaminas, por exemplo. De maneira geral, o tamanho do bico deve ser escolhido de acordo com a idade da criança, número 1 para bebês de zero a seis meses e número dois para maiores de seis meses.
- Bico ortodôntico: ainda quanto ao bico, ele deve ser ortodôntico, ou seja, com formato bastante parecido com o do mamilo materno. Este bico facilita o movimento da língua e causa menos problemas para a arcada dentária.
- Válvula para não ingestão de ar: algumas mamadeiras possuem esta válvula que evita a entrada de ar junto com o leite, já que ele causa cólicas no bebê.
- Material correto: a mamadeira deve ainda ser feita de silicone, mas higiênico do que o látex.
Quando o bebê deve abandonar a mamadeira?
Assim que a criança tiver condições de beber utilizando copos – o que ocorre por volta de 1 ano e 6 meses – os pais já deve retirar as mamadeiras. Isso pode ser feito aos poucos, mas é importante saber que após os três anos as crianças que utilizam mamadeiras podem ter prejuízos dentários.
O mercado oferece uma infinidade de copos especiais que ajudam no período de largar a mamadeira.
Compre a sua na loja Vida Clara. Clique aqui.