Lábio leporino é uma fissura vertical no lábio superior, que vai da boca até o nariz. Existem vários tipos de abertura, e o que varia é o tamanho da fenda, que pode somente alcançar uma parte da boca ou separar o lábio completamente, dividindo assim a boca em duas partes.
Durante a gestação, o rosto do bebê é formado em duas partes distintas, o lado direito e o lado esquerdo, e por volta das 14 semanas de gravidez essas partes se juntam. O lábio leporino ocorre quando, por algum motivo, essas duas partes não se unem adequadamente. Como essa formação acontece na primeira metade da gravidez, a mãe consegue visualizar esse problema já nos primeiros ultrassons, principalmente no ultrassom morfológico.
O que é lábio leporino?
O lábio leporino é uma má formação recorrente, que ocorre em média em um bebê a cada mil nascimentos, mas felizmente é facilmente tratado e geralmente não deixa sequelas ou tem ligação com qualquer outro tipo de problema físico ou mental.
Atualmente, como a maioria das mães já ficam cientes do problema ainda na gestação, os médicos preferem fazer a operação para correção do problema já nos primeiros dias de vida do bebê, muitas vezes já no dia do nascimento.
Essa preferência é para que o bebê tenha mais facilidade durante a amamentação e consiga fazer a pega do seio mais corretamente. A operação é simples e rápida, mas deixará uma cicatriz no local, e o prazo de recuperação pós-operatória é de geralmente cinco dias.
As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais (Foto: Alyeska Center)
Na maioria dos casos, o nascimento da criança com o lábio leporino não traz nenhuma consequência para a criança, entretanto, por vezes pode haver problemas de fala, pelo fato da voz sair anasalada. Quando isso ocorre, a criança deve fazer tratamento com um fonoaudiólogo. Há casos também em que a criança precisa usar aparelhos dentários, para a correção da mordida ou pelos dentes nascerem desalinhados.
Causas do lábio leporino
As causas do lábio leporino (e também da fenda palatina) não são totalmente conhecidas, entretanto, há estudos que comprovam que gestantes que fumam, ingerem bebidas alcoólicas ou são obesas possuem maior predisposição para que o bebê nasça com a má formação. Além disso, o fator genético também é relevante, se houver casos na família, o risco também é maior.
Saiba também: Amamentação e a palatina no bebê
Casos famosos de crianças que sofreram com a doença
Na foto, é possível ver a cicatriz do ator norte-americano Joaquim Phoenix. Como é possível ver, a cirurgia deixa uma cicatriz vertical, que às vezes pode ficar menos perceptível.
O cantor brasileiro Toquinho também nasceu com lábio leporino. Ele afirmou em uma entrevista que usou bigode durante muito tempo para esconder a cicatriz, entretanto, nota-se pela foto que a cicatriz é quase imperceptível.
Algumas pessoas acreditavam que o fato do ator Walter Stacy Keach Jr. ter tido lábio leporino seria um empecilho para um papel de destaque, mas felizmente isso não o impediu de ter uma carreira de sucesso.
Lábio leporino e fenda palatina
A fenda palatina também é uma má formação genética, mas um pouco mais complexa. Apesar de muitas pessoas confundirem o lábio leporino com a fenda palatina, a segunda não é apresentada somente na parte externa do rosto, mas atinge todo o céu da boca e a base do nariz, e também possui diferentes tamanhos de abertura.
Ainda não se conhecem as causas dessas anomalias (Foto: Operation Smile)
Apesar da cirurgia da fenda palatina também ser feita o mais breve possível, geralmente no primeiro ano de vida, essa traz consequências para o bebê, que deve ser acompanhado durante os próximos anos por alguns profissionais das áreas de odontologia, otorrinolaringologia e fonoaudiologia, para que o seu desenvolvimento ocorra sem problemas.
Como a má formação envolve a estrutura óssea, isso pode significar problemas durante o crescimento, além de problemas com a fala e respiração. Em alguns casos, o paciente também poderá passar por uma segunda cirurgia após alguns meses ou anos, caso seja necessário.
Descubra ainda: Importância do ácido fólico na gestação
Lábio leporino fotos antes e depois
Veja algumas fotos do antes e depois da cirurgia de lábio leporino e observe como o tratamento pode ser um sucesso.