O café está entre as bebidas que causam mais dúvidas entre as gestantes: afinal, grávida pode tomar café ou não? Esclareça de vez a dúvida se o café é prejudicial ao bebê ou se isso não passa apenas de um mito.
Gestante pode tomar café: mito ou verdade
A verdade sobre se grávida pode tomar café é que ele não está proibido na gravidez, mas o que os médicos recomendam é que o seu consumo seja feito moderadamente. O motivo é porque o café consiste em uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o metabolismo e provoca o aumento do ritmo cardíaco, o que interfere no desenvolvimento fetal.
Além de afetar o bebê, a cafeína pode causar insônia e dores de cabeça na gestante, sem falar no aumento da vontade de fazer xixi por causa do efeito diurético que o café contém. A cafeína ainda impede que o cálcio seja absorvido de maneira eficaz e, por esse motivo, tomar café ou outras bebidas que contêm cafeína podem resultar em anemia.
Por isso, o ideal é que o consumo diário da bebida não seja superior a 200 mg, o que é equivalente a cerca de 3 cafés expressos.
Grávida pode tomar café com leite?
Café com leite na gravidez não faz mal ao bebê quando é ingerido respeitando a quantidade diária de café recomendada. O leite é saudável durante a gestação, pois consiste em uma bebida rica em cálcio, proteínas e minerais importantes no desenvolvimento do bebê no ventre materno.
O equilíbrio dessas duas bebidas acaba reduzindo a quantidade de café, evitando o acúmulo de cafeína no organismo. Por isso, o recomendado é acrescentar uma quantidade menor de café ao acrescentá-lo ao leite.
Grávida pode tomar refrigerante
Assim como o café, o refrigerante também é uma bebida que contém um alto teor de cafeína, o que faz com que o seu consumo deva ser evitado ou, pelo menos, reduzido.
O gás presente no refrigerante causa um aumento no desconforto gástrico da mulher durante a gestação, o que pode piorar o quadro de azia e refluxo, sintomas comuns na gravidez.
Além disso, como a gravidez acaba por exigir mais do metabolismo da mulher, a absorção do refrigerante pelo organismo é prejudicada, aumentando os níveis de açúcar e resultando no aumento das chances de desenvolver uma diabetes gestacional.
Outras bebidas que são ricas em cafeínas e que devem ser evitadas pelas gestantes são:
- Chá preto
- Chá verde
- Chocolate
- Bebidas energéticas
- Alguns analgésicos
Café descafeinado pode?
Especialistas afirmam que o café descafeinado na gravidez é mais seguro do que o café comum. Isso porque a maior parte da cafeína é removida, o que minimiza os seus efeitos. Por esse motivo, o ideal é que as mulheres que não conseguem abrir mão de tomar café na gravidez façam a opção pelo descafeinado.
Porém, é bom ter em mente que não é porque o café é descafeinado que pode ser consumido livremente na gestação, pois ele ainda contém cafeína, mas em quantidades menores.
Café na gravidez deixa o bebê agitado
O consumo de café em excesso durante a gestação pode estimular o feto, já que provoca o aumento no nível de estimulantes na corrente sanguínea.
A cafeína em quantidades elevadas é perigoso e pode resultar em aborto, pois causa a contração dos vasos sanguíneos. Também pode provocar um nascimento prematuro ou afetar o crescimento do feto.
Mesmo sabendo que a mulher grávida pode tomar café, evite ingerir essa bebida diariamente ou outras que também contêm cafeína em excesso.