Gestante pode tomar Buscopan? Uma das maiores preocupações das futuras mamães durante a gestação é saber quais medicamentos podem ser usados sem causar mal ao bebê. E entre tantos remédios existentes no mercado, o Buscopan é um dos mais usados pelas mulheres e também um do que mais geram dúvidas com relação ao seu uso durante a gravidez.
Confira aqui se você pode tomar Buscopan durante a gravidez e caso precise de maiores esclarecimentos não deixe de procurar seu médico.
O que é e para que serve Buscopan?
Ele funciona como um relaxante e por isso é indicado para o alívio das cólicas intestinais, urinárias, estomacais, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.
O Buscopan inicia sua ação alguns minutos após a ingestão, mostrando resultados em menos de 30 minutos e seus efeitos duram até 8 horas.
Gestante pode tomar Buscopan?
Como não existem estudos que comprovem a segurança do remédio em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Buscopan só pode ser tomado durante a gravidez se existir indicação do médico.
No segundo trimestre da gestação, entre o quarto e o sexto mês, o médico só receitará o medicamento se os benefícios do seu uso forem maiores que os riscos.
Após o sexto mês, o uso de Buscopan pode acarretar problemas no desenvolvimento do bebê e também a possibilidade de hemorragias durante o parto. Tudo isso por conta da dipirona presente no remédio.
Já no período da amamentação, o uso deve ser evitado. Estudos indicam que os derivados da dipirona passam para o bebê por meio do leite materno. Assim, se for inevitável o uso de Buscopan, a amamentação só devo ocorrer, como garantia, após 48 horas da última dose.
Sobre o uso de medicamentos durante a gravidez
Quando uma mulher fica grávida, seu sistema imunológico fica mais sensível. Com a imunidade baixa é comum o aparecimento de gripes, resfriados e infecção, sem falar nos enjoos, cólicas e outros probleminhas típicos da gestação.
Para dar conta desses males é necessário, algumas vezes, fazer o uso de alguns medicamentos, tais como anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo, antibióticos.
No entanto, é essencial que, antes de tomar qualquer medicação, a futura mamãe entre em contato com seu médico, pois só ele pode dizer, com total segurança, quais são os remédios que podem ser administrados.
A princípio, são esses os remédios permitidos mais usados pelas gestantes:
- Ácido fólico
- Cefalexina: antibiótico
- Metildopa: controle da hipertensão
- Paracetamol: gripes e dores de cabeça
- Vitamina D3
Mas mesmo esses medicamentos não devem ser usados sem o conhecimento do médico. Automedicação é sempre um perigo e todo cuidado deve ser redobrado durante a gravidez.