Muitas mulheres, quando engravidam pela primeira vez, ficam sem saber se determinada sensação ou incomodo é normal ou se caracteriza algo errado. A falta de ar é um destes sintomas, veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre:
Falta de ar na gravidez
A falta de ar na gravidez é sim normal, contanto que não haja qualquer outro sintoma envolvido. O problema ocorre pois com o crescimento do bebê dentro da mãe, o diafragma e os pulmões acabam sendo comprimidos e a capacidade de expansão da caixa torácica fica diminuída.
A falta de ar não é muito comum no início da gestação, e pode durar até a 36ª semana, quando o bebê acaba se encaixando na pelve, fazendo com que a barriga se acomode mais para baixo, deixando mais espaço para pulmão e diafragma.
Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação
Outras causas da falta de ar na gestação
A mulher também poderá sentir falta de ar quando sofrer de asma, bronquite ou estiver resfriada. Outras causas são excesso de atividade física, cansaço e ansiedade.
A falta de ar, quando normal, parte dos sintomas da gravidez, não faz mal ao bebê, já que ele recebe o oxigênio necessário para seu desenvolvimento através do sangue que chega pelo cordão umbilical.
Cuidados necessários
Para evitar este sintoma desagradável, a gestante deve evitar realizar grandes esforços físicos, deita-se preferencialmente de lado e evitar situações que causem ansiedade.
Quando a falta de ar surgir, a mulher deve sentar-se, acalmar-se, concentrar-se em sua própria respiração e procurar relaxaro máximo possível.
Quando é preciso procurar um médico
A mulher deve procurar um médico imediatamente quando a falta de ar vier acompanhada de outros sintomas como tosse, palpitação, coração acelerado e lábios e unhas arroxeados, que podem caracterizar problemas cardíacos ou respiratórios.
Adorei as dicas
Estou com muita de ar a 2 dois dias tossindo dor no peito