A gestação promove inúmeras mudanças no corpo da mulher. Elas acontecem ao longo dos nove meses mas já podem ser vistas nas primeiras semanas. Acompanhe a seguir as principais e mais marcantes:
Sexta semana de gestação
Na sexta semana a mulher já deve ter percebido que sua menstruação não apareceu. O teste poderá confirmar a gestação.
As mulheres mais atentas já terão sentido os primeiros sintomas e as primeiras mudanças. Os seios certamente já estarão inchados e rígidos e sensíveis, já que as glândulas mamárias entraram em ação. O cansaço começa a ficar cada vez mais intenso. As náuseas aparecem principalmente pela manhã e as oscilações de humor são cada vez mais constantes.
Leia ainda: Gestação após cirurgia plástica
A gravidez na vigésima semana
O aumento da barriga começa a deixar a mulher com dores nas costas e problemas de postura. Alguns quilinhos também já foram ganhos. A partir daqui é possível sentir o bebês se movimentar. Na hora de dormir e descansar, será difícil encontrar uma posição. Utilize travesseiros e almofadas para se sentir mais confortável.
Sintomas da 34ª semana
A partir de agora, a barriga vai crescer muito e de maneira rápida. As consultas e exames continuam para que o acompanhamento de mamãe e bebê sejam completos. A retenção de líquidos e os inchaços com o aumento da barriga podem se intensificar, o que é normal. Aproveite para descansar e não ficar longos períodos em pé. Abuse também das roupas mais confortáveis, que não prendem nem apertam. Elas vão fazer com que a mulher se sinta melhor.
Reta final: 39ª semana
A gestação de nove meses corresponde a 40 semanas, então a mulher já está quase dando a luz. Aqui, o útero já atingiu seu tamanho máximo e ocupa toda a região pélvica. O bebê já deve estar em posição fetal e o tipo de parto já foi escolhido. O desconforto é grande mas a ansiedade também. Agora é apenas curtir os últimos momentos e aguardar a chegada do pequeno.
Amei as dicas