O mau hálito em crianças é algo comum. Se o seu pequeno tem apresentado mau hálito, não se desespere! Conheça alguns dos principais motivos desse problema e saiba como combatê-lo.
Quando restos de comida ficam entre os dentes, na superfície das amígdalas, na língua e na gengiva – as bactérias acabam interagindo com as partículas de comida na boca da criança.
Má higiene bucal
A existência dessas bactérias localizadas na boca podem ocasionar o mau hálito. Esse problema se agrava, caso a comida permaneça parada nesses lugares por um longo período.
Uma boa escovação ajuda a remover os restos de comida e combater o mau hálito.
Boca seca
Os pequeninos que possuem dificuldade para respirar são mais suscetíveis para apresentarem mau hálito.
O fato de respirarem pela boca contribui para o crescimento de bactérias nessa região. Tratar a causa do problema respiratório, como um nariz entupido, por exemplo, combate o mau hálito.
Chupar chupeta ou o dedo
O uso das chupetas em constante contato com a saliva e bactérias bucais também podem ser responsáveis por isso.
Tanto o dedo quanto a chupeta ficam com mau cheiro por conta do contato com a boca.
Geralmente, as chupetas acumulam partículas de comida. O ideal é não fazer uso desse acessório. No entanto, caso a exposição da chupeta ou o uso do dedo seja habitual, o recomendado é realizar a higienização desse objeto e das mãos da criança. Uma boa escovação auxilia nesse processo de prevenção ou luta contra o mau hálito.
Alergia ou outra doença
O mau hálito também pode assinalar algum problema de saúde. A criança pode estar desenvolvendo alguma reação alérgica ou outras doenças tais como: refluxo, amigdalite ou sinusite.
Além dele, seu filho pode apresentar desconforto para comer e até febre. Procure um pediatra, principalmente se ele estiver com falta de apetite e febre, além do odor característico dessas doenças.
Leia também: Cuidados com os dentes do bebê até 2 anos
Bons hábitos combatem o mau hálito
- Procure realizar uma boa higiene bucal no seu bebê. Escove os dentes do seu filho três vezes ao dia. Capriche na escovação realizada antes de dormir – pelo menos, por 60 segundos;
- A língua precisa ser escovada com cuidado. Para crianças com idade até dois anos, o aconselhável é utilizar creme dental sem flúor;
- Lave bem as mãos e os objetos que ele costuma levar a boca.
O mau hálito é comum. No entanto, isso é algo que pode ser evitado e resolvido com cuidados de higiene. Visitas regulares ao dentista previnem esses odores.
Siga as dicas desse artigo e caso o problema persista, você deve procurar um médico.