As diversas mudanças no corpo feminino provocadas pela gestação podem resultar, infelizmente, em algumas dores. Apesar do incomodo, elas são normais, fazer parte deste momento e não devem ser motivo de maiores preocupações. Veja a seguir quais são as principais e mais comuns:
Seios doloridos
A dor nos seios aparece logo nas primeiras semanas de gestação na maioria das mulheres – é um dos primeiros sintomas. Além disso, as mamas aumentam de tamanho e ficam mais rígidas. O motivo para isso é a ação das glândulas mamárias e o aumento da circulação de sangue no local.
Leia ainda: Como aliviar o estresse durante a gestação
Dor na região pélvica
A dor pélvica acontece devido ao aumento do útero e de seu enrijecimento. Ela poderá acontecer durante toda a gestação, mudando de local e intensidade ao longo dos nove meses.
Dor nas costas
A dor nas costas se intensifica no terceiro trimestre da gestação. Ela é resultado do aumento do útero e do crescimento do bebê. O ponto de equilíbrio da mulher muda e os músculos da região lombar precisam “trabalhar” mais para sustentar o aumento do peso que pende para a frente. A dica é evitar ficar longos períodos em pé e dormir de lado, com uma almofada por baixo da barriga ou no meio das pernas.
Dor de cabeça
A dor de cabeça é comum logo no início da gestação, pois o corpo da mulher ainda está se adaptando à ação dos tantos hormônios. Mulheres com histórico de cefaleia tendem a sofrer mais com o problema. Porém, se a dor de cabeça for muito intensa e duradoura, é importante procurar um médico, que poderá pesquisar as causas.
Dor nas articulações
As dores nas articulações acontecem por conta da retensão de líquidos nestes locais, o que pode causar a compressão de alguns músculos.