É comum que a dor ao urinar faça com que mulheres suspeitarem de uma gravidez, já que esse é considerado um dos primeiros sintomas da gestação. Porém, nem sempre esse sintoma está relacionado à uma gravidez, mas pode indicar uma infecção urinária, que precisa ser tratada.
Por que é comum confundir a dor ao urinar com gravidez?
A dor ao urinar pode ser provocada por uma infecção urinária e a sua ocorrência é mais comum durante os 3 primeiros meses de gestação. Isso acontece porque, quando a mulher está grávida, o seu organismo fica mais fragilizado, o que acaba facilitando o surgimento de infecções provocadas por bactérias da flor intestinal.
Apesar de esse sintoma estar entre os primeiros que podem evidenciar uma gravidez, isso não significa que a mulher esteja grávida, mas pode se tratar de um problema urinário, o que é bastante comum nas mulheres, principalmente entre os 20 a 50 anos de idade.
Por isso, é recomendado relatar a dor ao urinar para o médico, principalmente quando houve uma relação sexual sem proteção para que, através de exames, seja constatado se ocorreu algum tipo de infecção ou para esclarecer dúvidas sobre a possibilidade de uma gravidez.
Sintomas de infecção urinária
Os sintomas de uma infecção urinária não são apenas a sensação de ardência ao urinar e a vontade mais frequente de fazer xixi, como a maioria das pessoas acredita. Ela também pode começar nos rins, através do trato urinário, região onde a urina é produzida. A infecção é, em geral, provocada pelo acúmulo de bactérias, que podem estar na vagina, na pele ou no ânus.
Durante a gestação, a mudança de hormônios deixa o ureter mais frouxo, o que causa a diminuição do fluxo da urina para a bexiga. Isso deixa a mulher mais propensa ao surgimento de infecções. Por conta disso, é importante fazer exames de urina para verificar se há alguma infecção e tratá-la adequadamente, pois, caso contrário, poderá se agravar.
Qual o tratamento para infecção urinária na gravidez
A infecção urinária durante a gravidez deve ser tratada à base de antibióticos que são recomendados pelo médico. O tratamento é seguro, tanto para a futura mamãe como para o bebê. Ao notar um sinal de infecção, como dor ao urinar, pus ou sangue na urina, vontade excessiva de urinar, consulte o seu ginecologista pois, se a infecção não for tratada, pode até mesmo provocar um parto prematuro.
Como evitar uma infecção urinária durante a gravidez
A infecção urinária é comum na gravidez e nem sempre é possível evitar que ela se manifeste. Porém, algumas precauções podem ser tomadas para reduzir a sua ocorrência, como:
-Usar um sabonete suave, de preferência sem perfume na região íntima.
-Evitar segurar o xixi quando estiver com vontade.
-Manter o corpo hidratado ingerindo bastante água.
-Limpar-se com papel higiênico no sentido de frente para trás, evitando assim que as bactérias presentes no ânus acabem se espalhando para a região vaginal.