A dor no útero pode causar desconforto e apreensão nas mulheres que sofrem com esse problema. Dúvidas sobre o motivo dessas dores são comuns e podem ter diversos motivos, acontecendo principalmente durante a gravidez. Conheça quais são as possíveis causas.
Dor no útero pode ser gravidez?
Durante a gravidez, o útero se torna mais sensível, pois está passando por uma fase de transformação para acomodar o bebê e se adaptar ao seu crescimento.
Infecção urinária é comum em gestantes?
Sim! A infecção urinária é comum na gravidez e causa ardência ao urinar, dor no pé da barriga e vontade de fazer xixi a toda hora. O odor da urina também pode se tornar mais forte.
Essa infecção é diagnosticada através de exames rotineiros de pré-natal e o seu tratamento é feito à base de antibióticos, que evita a proliferação das bactérias que provocam a infecção.
Prisão de ventre pode causar dor no útero?
Outra causa para a dor no útero pode ser por motivo de gases e prisão de ventre. Isso costuma ocorrer no fim da gestação por conta do peso do bebê, que acaba comprimindo o intestino e causando retenção de gases.
Para evitar que isso aconteça, o recomendado é tomar uma boa quantidade de água, além de consumir alimentos com fibras.
Deslocamento da placenta traz riscos para o bebê?
Após o primeiro trimestre da gravidez, pode ocorrer o deslocamento da placenta, trazendo riscos para a continuidade da gravidez. Os sintomas desse deslocamento são dor no útero, dores abaixo das costas, contrações e sangramento, podendo resultar em aborto ou então um parto prematuro.
Gravidez ectópica não é comum!
A gravidez ectópica ocorre quando o bebê está sendo formado do lado de fora do útero. Esse fato não acontece com frequência e só pode ser observado por volta da 10ª semana da gravidez, através de um ultrassom. Os sintomas são fortes dores em um lado da barriga, náusea, sangramento vaginal e tontura. Após a confirmação da gravidez ectópica, o tratamento deve ser feito imediatamente.
Dor no útero pode indicar trabalho de parto?
A dor no útero também pode indicar o trabalho de parto quando acontece no último trimestre da gestação. Por isso, é preciso observar se as dores estão acompanhadas de um corrimento, secreção vaginal e contrações, pois pode significar que a hora do bebê nascer chegou.
Se você tiver dúvidas em relação a dor no útero que estiver sentindo, o melhor a fazer é informar ao obstetra o que está acontecendo.
Atenção para a dor no útero na gravidez!
Na fase gestacional, apesar de ser comum sentir certo desconforto na região uterina, é preciso observar se as dores estão acompanhadas de outros sintomas, como sangramento, inchaço na região da vagina ou corrimentos, o que pode sinalizar algum problema que pode causar riscos para a gravidez.
Caso isso aconteça, será necessário informar imediatamente ao médico, para que exames sejam feitos para analisar as causas desses sintomas e iniciar o tratamento mais adequado.