Saiba o que pode causar a dor de cabeça na gravidez e quais os remédios indicados para o alívio dos sintomas.
O que causa dor de cabeça na gravidez?
As dores de cabeça podem ser muito incômodas para as gestantes, principalmente porque já se encontram sensibilizadas por conta dos outros sintomas comuns à gravidez.
Em geral, conforme a gestação avança, os hormônios são estabilizados e o organismo se acostuma com eles, o que faz com que os sintomas diminuam ou desapareçam por completo.
Dor de cabeça x enxaqueca: como diferenciar na gestação
Há dois tipos de dor de cabeça na gravidez, a tensional e a enxaqueca. Em relação à dor tensional, ela não causa nenhum mal ao bebê e suas características são:
- Dor nos dois lados da cabeça
- Apesar de não latejar, há uma sensação de pressão
- Não é muito intensa
- Há uma piora na dor ao final do dia
- Não se intensifica com a prática de atividade física
- Não companha outros sintomas
Já a enxaqueca pode aumentar os riscos de pré-eclâmpsia (quadro que compromete o fluxo de sangue para o bebê). Os seus sintomas são:
- Dor em apenas um lado da cabeça
- Sensação de latejar
- Sensação de dor intensa
- Intensifica com a prática de atividade física
- Envolve outros sintomas, como enjoo, vômitos ou sensibilidade à luz
Sentir dor de cabeça na gravidez é normal?
Se a dor for constante ou não melhorar após o primeiro trimestre da gestação, o obstetra deverá ser informado imediatamente.
Além disso, se a dor de cabeça vier acompanhada de visão embaçada e dores estomacais, pode ter como causa a pressão alta e pode sinalizar uma pré-eclâmpsia.
Posso tomar paracetamol na gravidez? E dipirona?
Paracetamol pode ser tomado para aliviar a dor de cabeça na gravidez, mas sempre com a indicação de um médico. Já o uso de dipirona não é aconselhável nos 3 primeiros meses de gestação, pois esse medicamento pode causar um retardo no desenvolvimento do bebê.
Entretanto, do 4º ao 6º mês, a dipirona pode ser tomada sob orientação médica. Ao final da gestação (últimos 3 meses), a dipirona não deve ser usada, pois pode causar complicações.
Como alternativa, o recomendado é que, antes de tomar o medicamento indicado pelo médico, a mulher beba bastante água (cerca de 1 litro em 20 minutos). Isso pode eliminar os sintomas da dor de cabeça. Porém, se a dor persistir, o remédio deve ser tomado.
Dicas para aliviar a dor de cabeça
-
Evite ficar longos períodos sem se alimentar durante o dia. Isso faz com que os níveis de açúcar fiquem baixos, o que costuma causar a dor de cabeça. O ideal é comer a cada 3 horas, em porções pequenas.
- Não dormir a quantidade mínima de sono recomendado pode ser uma das causas da dor de cabeça na gravidez. Cuidar do sono e fazer o possível para dormir pelo tempo ideal todas as noites pode reduzir ou acabar com as dores.
- Pesquisas científicas indicam que a prática de atividades físicas regulares pode reduzir tanto a frequência como a intensidade das enxaquecas.
- Se a dor de cabeça na gravidez for do tipo tensional, fazer alongamentos ou massagens contribui para aliviar a tensão, o que ajuda a prevenir os sintomas. A acupuntura também é um método eficaz e seguro.
-
Repousar em um ambiente sem tranquilo e com as luzes apagadas também contribui para aliviar a sensação de dor de cabeça.