Os bebês também sofrem com as doenças de pele, isso porque a pele deles é mais fina e frágil que a dos adultos, e consequentemente precisa de mais cuidados.
Os pais ficam muito preocupados sempre que surge uma marquinha diferente na pele dos pequenos, mas basta prestar atenção e seguir algumas recomendações:
Os bebês estão mais suscetíveis a doenças de pele
A pele dos bebês é mais frágil e sensível pois possui menos fibras elásticas e colágeno, favorecendo a penetração de bactérias ou substâncias tóxicas, o que favorece o desenvolvimento de feridas, irritações etc.
Doenças mais comuns
As doenças de pele mais comuns dos bebês são dermatite das fraldas, seborreica, icterícia fisiológica e miliária (brotoeja) e hiperplasia sebácea.
Leia ainda: Licença paternidade: como funciona?
Dermatite de fraldas
A dermatite de fraldas ocorre devido a uma irritação causada pela amônia da urina do bebê associada a fungos e bactérias presentes na região do uso da fralda. Para o tratamento do bebê são indicadas higiene adequada, pomada para assaduras, trocas frequentes de fraldas e alguns instantes sem ela para a pele poder “respirar”. Quando a criança cresce a abandona a fralda o problema acaba de vez.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma espécie de caspa, não agressiva, que surge inicialmente no couro cabeludo mas que pode atingir ainda outras partes do corpo, como testa e atrás das orelhas. O tratamento consiste em limpeza diária.
Icterícia fisiológica
A icterícia fisiológica é caracterizada pela tonalidade amarelada que a pele do bebê adquire logo nos primeiros dias de vida, e é muito comum, atingindo cerca de metade dos recém-nascidos. O problema, porém, deve sumir após uma ou duas semanas. Caso ele se estenda, é recomendado procurar um médico.
Brotoejas
As brotoejas são bolhas avermelhadas que aparecem por todo o corpo devido à dificuldade de liberação do suor pelas glândulas sudoríparas. Para afastar o problema é importante deixar o ambiente e bebê bem fresquinhos.
Hiperplasia sebácea
A hiperplasia sebácea, que se caracteriza por bolinhas pequenas e brancas ao redor do nariz não é nada grave, e some rapidamente em algumas semanas.
Importante: Após perceber qualquer problema de saúde em seu filho procure imediatamente um médico.