Já é sabido que o ideal é que todos os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. Neste período, não é necessário dar água, suco ou outros tipos de alimento ao bebê.
Entretanto, nem sempre isso acontece. Muitas mães têm dificuldades em amamentar, e, além disso, muitas precisam voltar a trabalhar e precisam de uma opção mesmo que continuem fornecendo leite materno aos seus bebês. Por isso, o uso da mamadeira se torna necessário, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.
Leia Mais: Qual a melhor pomada para prevenir assaduras em bebê?
Grande parte dos bebês estranham o novo bico e não aderem ao produto antes de alguma resistência. Mas não se desespere, é possível, com algumas dicas simples, ajudar o seu filho a aceitar a mamadeira mais rapidamente.
Antes de mais nada, lembre-se que o bebê pode estar passando por um momento emocionalmente desgastante. Acostumado com o seio da mãe e os seus cuidados em tempo integral, ele pode ter dificuldades em se adaptar a um novo tipo de alimentação e a uma eventual separação da mãe, que precisa trabalhar.
- Sempre que for possível, dê preferência ao leite materno na mamadeira, retirado por bomba manual ou elétrica ou manualmente. Se tiver que usar fórmula, siga sempre a recomendação do pediatra. Todavia, o problema pode ser a fórmula. Converse com o médico para tentar outro produto e jamais troque a fórmula por conta própria.
- Existem os mais variados tipos de bicos de mamadeira, com formatos e materiais diversos. Isso significa que o seu bebê pode estar estranhando um modelo específico. Por isso teste tipos diferentes até encontrar um modelo que agrade ao seu filho. Mas lembre-se: a melhor opção são as mamadeiras que imitam o formato e até mesmo o funcionamento do seio.
- O leite materno, saído do próprio seio da mãe, é morno. Por isso vale a pena testar outras temperaturas de leite e amornar o bico da mamadeira.
- Peça para outra pessoa oferecer a mamadeira ao bebê e não fique muito próxima a ele. Isto porque ele poderá associar você ao leite materno e ao aconchego do seio, rejeitando a mamadeira.
- Se o bebê realmente não aceitar a mamadeira, tente um copo de treinamento ou até mesmo o uso da colher para dar o leite. Tenha paciência, porque algumas dessas maneiras ele acabará aceitando.
Pingback: gestacaobebe.com.br – Picolé de leite materno é indicado para o bebê?
Pingback: gestacaobebe.com.br – Dicas para evitar que o leite empedre
Minha filha chora muito quando é pra pegar outro leite na mamadeira …Estou sem saber mais o que fazer já troquei o leite a mamadeira já dei na colher e nada
o que mais posso fazer ? Me ajudem
#maeemdesespero
Eu ja fiz de tudo e meu bebe nao pega nenhum tipo de mamadeira
Minha licença acaba em breve só me deram 4 meses e minha bb não pega mamadeira de jeito nenhum.