Então, o grande dia chegou?! O bebê tão esperado está para nascer e você não quer perder este momento único e emocionante. Vale a pena fotografar cada instante.
Antes de tudo
Com antecedência, deixe claro para a pessoa escolhida a tirar as fotos, tudo o que imagina ser relevante para o registro.
Leia também: Newborn – Fotografias de Recém Nascidos
Detalhes importantes:
- Esta pessoa não pode ter medo ou nojo de sangue, pois não conseguirá se concentrar para captar com precisão os melhores momentos.
- O equipamento usado precisa ser adequado (já deve estar com a bateria carregada e cartão de memória zerado). A pessoa a utilizá-lo precisa saber manuseá-lo. Isto garantirá qualidade, foco, nitidez e uma cor fiel para cada cena.
- Se for o próprio pai a fazer o trabalho, ele precisa tomar cuidado com a emoção, pois ela pode acabar perdendo as imagens que todos estarão ansiosos para ver posteriormente.
Usar Flash ou Não?
A recomendação é evitar o flash. Principalmente se o parto escolhido for o humanizado. Neste tipo de parto, geralmente, toda a equipe tem o cuidado de deixar a mãe bem relaxada e concentrada, além de falar o mais baixo possível e manter as luzes baixas. O uso do flash, neste tipo de situação, pode atrapalhar o processo do nascimento.
Em outros tipos de partos, onde as luzes altas são praticamente normais na sala, também é desaconselhável usar o flash. A luz do ambiente será mais do que o suficiente. No caso de cesárea, o flash poderá atrapalhar não a mãe, mas sim os médicos que estão a fazer o parto.
O que fotografar?
Todos os Passos:
- Ao sair de casa com a malinha do bebê para a maternidade.
- A hora de ir para o centro cirúrgico.
- O beijo do papai se despedindo da barriga.
- O parto em si.
- A volta para casa.
Fotografando o nascimento: nesta hora precisa manter-se com discrição para fotografar (sugere-se fotos em preto e branco, pois disfarçam o sangue e evitam outras distrações do centro cirúrgico).
As expressões e beleza natural:
- O nervosismo do pai e familiares.
- O primeiro choro.
- O rostinho do bebê logo ao nascer (mesmo inchadinho).
- O primeiro olhar.
- O primeiro abraço.
O soninho: a maioria dos bebês faz “caras e bocas” quando dormem, momentos de pura doçura.
Na incubadora: não se pode esquecer de registrar esse primeiro momento fora da barriga.
Carinho a três: a família acaba de aumentar e fotografar os momentos de ternura entre pais e filho é de suma importância. Junte seus rostos com o do bebê e prepare um “x” bem lindo!
A equipe médica: vale a pena registrar uma foto dos médicos que realizaram o parto.
Confira 5 opções de fotos legais para se inspirar na hora de registrar o parto do seu bebê:
Enfim, antes, durante e depois do nascimento, sempre será válido tirar muitas fotos. Procure melhores e inusitados ângulos e pense que cada emoção é um “clique” e uma “história” contada através de imagens.