Confira nossas dicas para cuidar do rosto na gravidez durante o inverno e mantenha sua pele hidratada mesmo na estação mais fria do ano.
O inverno é um excelente período para os tratamentos e cuidados com a pele, em especial a do rosto. Isso porque a incidência dos raios solares é bem menor, dando aquela ajudinha para a pele não sofrer possíveis irritações em virtude do sol forte do verão, por exemplo.
Em contrapartida, o tempo frio e seco – provocados pela diminuição da umidade do ar desta época do ano – e o vento frio costumam prejudicar bastante a pele, deixando-a ressecada. Por isso é importante abusar dos hidratantes faciais.
Mas, e se a mulher estiver grávida? Com todas as alterações hormonais, metabólicas e imunológicas? E se surgirem acnes e manchas escuras na pele do rosto? Calma! Também existem tratamentos e cuidados específicos para as gravidinhas ficarem com uma pele bonita, hidratada e livre de manchas.
Dicas para cuidar do rosto na gravidez durante o inverno
Por que aparecem manchas na pele da gestante?
A gestação traz algumas modificações ao corpo feminino e o aparecimento de manchas escuras na pele do rosto (melasma ou cloasmas gravídicos) é um fantasma para muitas futuras mamães. Segundo os dermatologistas, isso acontece porque durante a gravidez, a produção de melanina altera a pigmentação da pele, favorecendo o surgimento dessas manchas indesejadas.
A solução é preventiva: usar protetor solar com fator de proteção (FPS) acima de 30, usar chapéu e evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes. Mesmo no inverno ou em dias nublados. Em grande parte dos casos, essas manchas desaparecem alguns meses após o parto.
Outra vilã durante a gravidez é a acne – que em virtude do aceleramento das glândulas sebáceas, pode contribuir para o aparecimento de espinhas na pele. Em algumas gestantes acontece o contrário: as acnes diminuem durante a gestação.
Leia também: Alterações na pele durante a gestação
Como o sistema imunológico da gestante sofre alterações, ficando mais propenso a reações alérgicas, um produto que ela já fazia uso pode trazer alergias. Por isso é fundamental que ela informe seu médico sobre qualquer tratamento estético desejado.
Confira algumas dicas para cuidar do rosto na gravidez:
- Tenha uma alimentação saudável ao longo de toda a gestação;
- Use filtro solar com fator de proteção (FPS) acima de 30;
- Lave o rosto no mínimo duas vezes ao dia com sabonete indicado para sua pele;
- Dê preferência aos banhos de água morna a fria. Reduza o uso de sabonete no rosto e use hidratantes faciais (para pele seca);
- Use sabonetes e produtos específicos: protetor solar e cremes hidratantes à base de água ou gel – para não estimular o aumento da produção de gordura (para pele oleosa);
- Se possível, faça limpeza de pele com frequência – pois elas combatem a oleosidade e removem cravos e células mortas;
- Se necessário, faça peeling de cristal (são liberados após o primeiro trimestre de gestação);
- Para os casos mais graves de manchas, use um creme clareador para gestante indicado por um dermatologista;
- Evite o uso de aparelhos estéticos de alta frequência, produtos esfoliantes ou tratamentos que utilizem ácidos;
- Avise seu obstetra sobre qualquer tratamento que deseja realizar.
No geral, os hormônios da gestação costumam deixar a pele mais hidratada e com um brilho especial. Mas, para o caso de inconvenientes faciais, converse com seu médico. Ele indicará produtos adequados e até algumas dicas para cuidar do rosto na gravidez no seu caso, e se necessário, irá encaminhá-la a um especialista.